TV Brasil debate mudanças no trabalho e jornada semanal no Congresso

Programa da emissora pública traz à tona a realidade dos trabalhadores formais e informais no Brasil e discute proposta de redução da carga horária.

Fonte: CenárioMT

Brasília (DF), 28/07/2025 - Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, discute as jornadas de trabalho e novas propostas no Congresso Frame TV Brasil
TV Brasil debate mudanças no trabalho e jornada semanal no Congresso - Foto: Frame TV Brasil

O programa Caminhos da Reportagem, exibido pela TV Brasil nesta segunda-feira (28), às 23h, apresenta o episódio O Trabalho Nosso de Cada Dia, destacando as transformações recentes nas relações de trabalho no país. A produção aborda desde os desafios enfrentados por quem atua com carteira assinada até a realidade dos profissionais informais.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o Brasil possui aproximadamente 110,7 milhões de trabalhadores. Desses, cerca de 40 milhões têm carteira assinada, como Letícia Moreira, bartender de 23 anos. Ela trabalha seis dias por semana, com apenas uma folga, o que dificulta sua tentativa de cursar uma faculdade. “Tento estudar, mas não consigo por causa dos horários”, relata.

O programa também discute uma proposta de emenda à Constituição (PEC), atualmente em debate na Câmara dos Deputados, que visa reduzir a jornada de trabalho para 36 horas semanais, distribuídas em quatro dias. Já conta com apoio de 171 parlamentares, mas ainda está em tramitação.

Para o sociólogo do trabalho Ruy Braga, da Universidade de São Paulo (USP), a discussão é urgente. Segundo ele, “quem cumpre escala 6 por 1 vive para trabalhar e não tem poder de negociação coletiva”.

Um dos destaques da reportagem é o caso da empresa de tecnologia Vockan, em São Paulo, que adotou a jornada de quatro dias. “Nosso desempenho cresceu 32% após a mudança”, afirma o CEO Fabrício Oliveira. A companhia mantém apenas um dia de trabalho presencial por semana.

A informalidade também é tema central da edição. O Brasil conta com 39,9 milhões de trabalhadores informais, representando 37,8% da população ocupada. Entre eles está Gustavo dos Santos, morador de Osasco (SP), que trabalha como entregador por aplicativo. “Gostaria de um emprego com registro que pagasse o mesmo que ganho hoje, mas ainda não achei”, comenta.

Em 2022, o país somava 2,1 milhões de pessoas atuando por meio de plataformas digitais, especialmente no setor de entregas. O professor Ramatis Jacino, da Universidade Federal do ABC (UFABC), afirma que “o problema não é o trabalho, mas as condições e quem se apropria de seus frutos”.

Com mais de uma década no ar, Caminhos da Reportagem é uma produção jornalística premiada da TV Brasil. O programa investiga temas relevantes como saúde, economia, meio ambiente e cultura com profundidade e seriedade, oferecendo uma visão crítica e instigante sobre questões sociais.

O episódio vai ao ar às segundas-feiras, às 23h, com reapresentação na madrugada de terça, às 4h30.