Janones recebe suspensão de três meses no Conselho

O Conselho de Ética da Câmara determinou a suspensão de André Janones por ofensas com teor homofóbico contra Nikolas Ferreira.

Fonte: CenárioMT

Janones recebe suspensão de três meses no Conselho
Janones recebe suspensão de três meses no Conselho - Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados aprovou a suspensão de três meses do mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG). A decisão se baseia em representação da Mesa Diretora que o acusa de ter feito ofensas com teor homofóbico ao colega Nikolas Ferreira (PL-MG) durante sessão na Câmara.

Segundo o relator Fausto Santos Jr. (União-AM), Janones usou linguagem ofensiva e discriminatória para insultar um adversário político. O relatório destaca que esse tipo de conduta reforça estigmas históricos e contribui para a marginalização de pessoas LGBTQIA+ no espaço público.

[Continua depois da Publicidade]

O episódio ocorreu na semana passada, durante discurso de Nikolas Ferreira na tribuna. As provocações de Janones geraram interrupção da sessão. Em sua defesa, ele alegou ter sido agredido fisicamente e disse que suas críticas tinham como alvo a taxação de produtos brasileiros pelos Estados Unidos, tema do discurso do colega.

A punição foi aprovada por 16 votos a favor e 3 contrários, apesar do pedido inicial prever seis meses de suspensão. O deputado ainda pode recorrer ao Plenário da Câmara para tentar reverter a decisão.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.