Casa da Morte: Órgãos públicos discutem memorial em antigo centro de tortura

Reunião em Petrópolis debateu transformar a Casa da Morte em espaço de memória sobre o período da ditadura militar.

Fonte: CenárioMT

Órgãos públicos discutem memorial em antigo centro de tortura
Órgãos públicos discutem memorial em antigo centro de tortura - Foto: Paula Franco/MDHC

O Ministério Público Federal (MPF) promoveu um encontro em Petrópolis, no Rio de Janeiro, para tratar da criação de um memorial no imóvel conhecido como Casa da Morte. O local funcionou como centro clandestino de tortura e assassinatos durante a ditadura militar no Brasil.

Em maio, a 4ª Vara Cível da Comarca de Petrópolis autorizou a transferência da posse do imóvel para a prefeitura, que está em processo de desapropriação para dar início ao projeto museológico. O objetivo é preservar a memória histórica e alertar para as violações de direitos humanos ocorridas no período.

[Continua depois da Publicidade]

Participaram da reunião representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Universidade Federal Fluminense (UFF), Secretarias Municipais de Turismo e Educação, Instituto Municipal de Cultura e o Grupo Pró-Memorial Casa da Morte. O encontro reforçou a importância de articular as etapas técnicas e estruturais do projeto entre o município e demais instituições envolvidas.

A coordenadora-geral de Políticas de Memória e Verdade do MDHC explicou detalhes do Termo de Convênio nº 1/2024 firmado com o município e do Termo de Execução descentralizada com a UFF, responsável pela elaboração do projeto. Pesquisadores da UFF apresentaram o andamento de estudos, a organização de seminário e a oferta de cursos para formar professores da rede municipal e guias de turismo, com o objetivo de prepará-los para atuar no futuro espaço de memória.

[Continua depois da Publicidade]

Também foram definidas providências como o envio de documentos pelas instituições participantes, a realização de cursos para o secretariado municipal e o agendamento de uma nova reunião técnica com as Secretarias de Educação e Turismo e a equipe da UFF.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.