A Mato Grosso recebeu nesta semana uma mobilização voltada ao incentivo à amamentação. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) promoveu o projeto ‘Epamacs na Estrada’ em Alta Floresta, reunindo profissionais de Saúde, Educação e Assistência Social de cinco municípios da região do Alto Tapajós entre os dias 8 e 10 de julho.
As atividades envolveram debates sobre benefícios do aleitamento materno, organização do trabalho e elaboração de planos de ação alinhados à Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, visando qualificar o atendimento na Atenção Primária. Técnicos também visitaram o Hospital Regional para tratar do credenciamento de novos serviços relacionados ao tema.
Outro destaque foi o compromisso firmado com a Vigilância Sanitária de Alta Floresta para ações educativas junto ao comércio local, garantindo o cumprimento da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes (NBCAL). Além disso, foram fechadas parcerias com a Faculdade de Alta Floresta para a criação de uma sala de apoio à amamentação, beneficiando trabalhadoras e estudantes.
A campanha ainda recebeu doação de frascos de vidro arrecadados em Nova Bandeirantes, destinados ao Centro Estadual de Referência de Bancos de Leite Humano. Esta foi a segunda edição do projeto, que já tem novas agendas confirmadas para o Vale do Arinos, Garças Araguaia e Oeste Mato-grossense nos próximos meses.