As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) de 2025 começam na próxima segunda-feira (14) e seguem até o dia 25 deste mês. O processo será realizado exclusivamente pelo sistema oficial do Inep, e a taxa foi fixada em R$ 85.
Nesta sexta-feira (11), o ministro da Educação, Camilo Santana, demonstrou confiança no número de participantes interessados. Segundo ele, a avaliação é considerada um passo importante para fortalecer os critérios de seleção no magistério público, garantindo maior padronização em concursos estaduais e municipais a partir de 2026.
O ministro destacou ainda que mais de 80% dos estados aderiram voluntariamente à iniciativa, apelidada de CNU dos Professores, como parte do Programa Mais Professores para o Brasil. O resultado do exame poderá ser utilizado como etapa única ou complementar em concursos ou processos seletivos simplificados, sem substituir completamente as demais fases, como provas práticas ou avaliação de títulos.
A Prova Nacional Docente será aplicada em 26 de outubro em todo o país, incluindo o Distrito Federal, com uma matriz inspirada na parte teórica do Enade para Licenciaturas. Participantes que tiverem o pedido de isenção da taxa negado podem entrar com recurso até esta sexta-feira (11).