Encceja: prazo para recurso de atendimento especializado no exterior termina sexta

Candidatos ao Encceja Exterior têm até sexta para apresentar novos documentos e garantir atendimento especializado na aplicação do exame.

Fonte: CenárioMT

Encceja: prazo para recurso de atendimento especializado no exterior termina sexta
Foto: Valter Campanato/Arquivo Agência Brasil

Os brasileiros inscritos no Encceja Exterior 2025 que tiveram recusado o pedido de atendimento especializado têm até esta sexta-feira (11) para enviar recurso. A solicitação deve ser feita exclusivamente na Página do Participante do exame, anexando um novo documento que comprove a necessidade de atendimento, como no caso de pessoas com deficiência, lactantes ou idosos.

Segundo o edital, o resultado dos recursos estará disponível a partir de 16 de julho. Com o deferimento, o candidato terá direito a um acréscimo de 60 minutos em cada turno da prova.

[Continua depois da Publicidade]

A participação no Encceja Exterior é voluntária e gratuita, voltada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade certa. Para o ensino fundamental, a idade mínima é de 15 anos, e para o ensino médio, 18 anos completos na data do exame.

Também estão abertos os recursos para participantes em Penas Privativas de Liberdade no exterior (Encceja Exterior PPL). Nestes casos, o pedido deve ser feito pelo responsável no Consulado-Geral do país de aplicação.

[Continua depois da Publicidade]

As provas do Encceja Exterior regular ocorrerão em 28 de setembro em cidades como Frankfurt, Bruxelas, Barcelona, Madri, Boston, Miami, Nova York, Paris, Amsterdã, Roma, Hamamatsu, Nagoia, Tóquio, Lisboa, Genebra e Paramaribo. Já o Encceja Exterior PPL será aplicado entre 29 de setembro e 3 de outubro em unidades prisionais de Nagoia e Tóquio, no Japão, e Madri, na Espanha.

O exame é composto por quatro provas objetivas com 30 questões cada, além de uma redação. Os resultados das duas modalidades serão divulgados em 15 de dezembro.

Organizado pelo Inep desde 2002, o Encceja avalia habilidades e saberes adquiridos formal ou informalmente e serve como referência para certificação de conclusão do ensino fundamental e médio pelas secretarias de Educação e institutos federais.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .