Brasil busca título inédito na AmeriCup contra Estados Unidos

A seleção feminina de basquete chega à final da AmeriCup invicta e encara os Estados Unidos em jogo decisivo no Chile.

Fonte: CenárioMT

Brasil busca título inédito na AmeriCup contra Estados Unidos
Brasil busca título inédito na AmeriCup contra Estados Unidos - Foto: Fiba/Divulgação

A seleção brasileira feminina de basquete está na final da AmeriCup, realizada no Chile, e enfrentará neste domingo (6) os Estados Unidos às 21h10 (horário de Brasília), no Centro de Deportes Colectivos, em Santiago. As brasileiras avançaram com autoridade ao vencer a Argentina por 108 a 68 na semifinal disputada no sábado (5).

O duelo reedita a final anterior do torneio, em que o Brasil superou as norte-americanas por 69 a 58 em León, no México, conquistando o sexto título continental. A AmeriCup reúne seleções das Américas do Sul, Central e Norte desde 1989, e o Brasil lidera o histórico de títulos.

[Continua depois da Publicidade]

Se garantir o sétimo troféu, a equipe obterá vaga direta para a Copa do Mundo de 2026, marcada para setembro em Berlim, na Alemanha. Em caso de vice-campeonato, a seleção precisará disputar um torneio classificatório ainda a ser definido pela Fiba.

Na vitória sobre as argentinas, Bella Nascimento se destacou com 22 pontos, sendo 18 em arremessos de três. A atleta de 22 anos nasceu nos Estados Unidos e atua no basquete universitário local, mas defende o Brasil por ser filha de mãe capixaba. As pivôs Kamilla Cardoso e Damiris Dantas, ambas na WNBA, contribuíram com 16 pontos cada. Entre as jogadoras que atuam na Liga de Basquete Feminino, Thayná Silva foi fundamental, somando 11 pontos e nove rebotes.

[Continua depois da Publicidade]

O Brasil mantém campanha perfeita nesta AmeriCup. Foram seis vitórias até aqui, com triunfos sobre Argentina, Canadá, República Dominicana e El Salvador na fase de grupos, além do México nas quartas de final, antes do novo encontro com as argentinas na semifinal.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .