Reconhecimento ajuda a capturar foragidos em operações no estado

Quatro homens com mandados de prisão foram localizados em ações distintas graças ao uso de câmeras inteligentes instaladas em áreas urbanas.

Fonte: CenárioMT

Reconhecimento ajuda a capturar foragidos em operações no estado
Reconhecimento ajuda a capturar foragidos em operações no estado - Foto: SESP

Quatro homens foragidos da Justiça foram capturados em Mato Grosso com o apoio de câmeras com tecnologia de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT. As prisões ocorreram entre quarta e sexta-feira em Cuiabá e Várzea Grande.

Na manhã de sexta (4), um homem com dois mandados por roubo — um em São Paulo e outro no estado — foi detido no Centro de Cuiabá após ser identificado pelas câmeras e abordado por policiais militares. Um dia antes, no calçadão da Rua Antônio Maria, outro homem, de 45 anos, com mandado por homicídio, foi localizado e preso pela PM após o alerta do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Também na quinta-feira, no bairro Jardim Aclimação, um homem de 69 anos, procurado por violência sexual, foi reconhecido e detido em um ponto de ônibus na Avenida do CPA. Em Várzea Grande, na quarta (2), um foragido de 38 anos com mandado expedido pela Comarca de Comodoro, condenado por tráfico de drogas e lesão corporal grave, foi preso após ser flagrado por uma câmera no Centro da cidade e seguido até um estabelecimento comercial.

De abril a junho de 2024, mais de 55 foragidos foram presos graças ao sistema de reconhecimento facial integrado à Plataforma de Observação Elevada (POE) e a pontos fixos de monitoramento em ruas e avenidas. Lançado há dois anos pelo Governo estadual, o Vigia Mais MT já reúne 128 municípios, reforçando a segurança pública com videomonitoramento constante.