Luverdense Otaviano Pivetta é aposta do Novo para o Governo de Mato Grosso em 2026

Fonte: CenárioMT

Vice-governador Otaviano Pivetta discursa sobre segurança pública e o Programa Tolerância Zero em Mato Grosso. Créditos: otavianopivetta/Instagram.
Otaviano Pivetta, vice-governador de Mato Grosso, em evento sobre o Programa Tolerância Zero às Facções Criminosas. Créditos: otavianopivetta/Instagram.

Ex-prefeito de Lucas do Rio Verde e atual vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos) desponta como principal nome apoiado pelo Partido Novo para disputar o Palácio Paiaguás em 2026. O presidente estadual do Novo, empresário Sérgio Antunes, declarou nesta quinta-feira (3) que a legenda está alinhada ao projeto de continuidade da gestão Mauro Mendes (União) e pretende compor uma aliança sólida com Republicanos, União Brasil e PL.

Gostaria muito de estar junto com o Otaviano Pivetta, com o Republicanos. Acho que tem muita gente boa lá”, disse Antunes em entrevista ao portal Veja Bem MT. Para ele, a experiência de Pivetta — ex-prefeito de Lucas do Rio Verde e figura influente no agronegócio — é essencial para manter Mato Grosso no rumo do desenvolvimento.

Chapa com Pivetta no Governo e Mauro Mendes no Senado

O Novo defende uma composição majoritária com Pivetta ao Governo, Mauro Mendes concorrendo a uma vaga no Senado e o atual senador José Medeiros (PL) ocupando a segunda vaga. Antunes acredita que essa formação garante estabilidade política e continuidade administrativa no estado.

Se fechar União, Republicanos e PL, para Mato Grosso é muito importante. Isso e o Novo junto, claro”, afirmou. Em contrapartida, descartou apoio a uma eventual candidatura de Wellington Fagundes (PL) ao Executivo estadual.

Raízes em Lucas do Rio Verde e respaldo no agronegócio

Pivetta é uma das figuras mais emblemáticas de Lucas do Rio Verde, cidade que governou em diferentes mandatos e que transformou em referência nacional no setor produtivo. Com forte base no agronegócio, seu nome tem boa aceitação no interior de Mato Grosso e no meio empresarial, características que o Partido Novo considera fundamentais para liderar o próximo ciclo de desenvolvimento no estado.

Partido Novo amadurece e foca na Câmara Federal

Além do apoio a Pivetta, o Novo priorizará a formação de uma chapa forte para a disputa à Câmara Federal. Antunes ressaltou que o partido vem amadurecendo e aprendendo a dialogar com outras forças políticas. Em 2024, por exemplo, a sigla compôs com o PL em Cuiabá e elegeu a Coronel Vânia Rosa como vice-prefeita na chapa de Abilio Brunini.

Atualmente, o Novo conta com 14 vereadores, um prefeito e uma vice-prefeita em Mato Grosso. A sigla afirma que não lançará candidatura própria ao Governo, a não ser que surja um nome com real viabilidade. Nomes como o secretário Reginaldo Teixeira e Mirtes Grotta foram citados como possíveis opções.

Sem alianças com a esquerda

Apesar da abertura ao diálogo com partidos de centro e direita, Antunes garantiu que o Novo não se aliará a legendas de esquerda. “Não temos nenhuma chance de estar com o PT, com o PSOL, com a turma que está aí nos governos do Lula”, afirmou.