Polícia Civil de Mato Grosso lança programa educativo contra as drogas em escola de Cuiabá

A iniciativa da Polícia Civil em Cuiabá visa conscientizar estudantes sobre os impactos sociais e pessoais do uso de drogas por meio de atividades lúdicas e educativas.

Fonte: CenárioMT

Polícia Civil de Mato Grosso lança programa educativo contra as drogas em escola de Cuiabá
Foto: PJC

Mato Grosso foi palco, nesta quinta-feira (26), da apresentação do programa “De Cara Limpa Contra as Drogas”, realizado pela Polícia Civil na escola estadual Welson Mesquita de Oliveira, localizada no Bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá.

O evento marcou o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, comemorado anualmente em 26 de junho, reforçando a necessidade de ações educativas para combater o uso e tráfico de drogas.

Desenvolvido pela Coordenadoria de Polícia Comunitária, o programa busca conscientizar a comunidade escolar e a população em geral sobre as consequências negativas das drogas, como a desestruturação familiar, a violência doméstica e social, e a relação direta com a criminalidade. A iniciativa promove atividades preventivas que envolvem diferentes camadas sociais.

Durante a ação, foram realizadas palestras, o jogo da trilha contra as drogas, e exposições de viaturas especiais, incluindo o projeto “Perdeu: o crime não compensa – Camaro” e um veículo blindado. Além disso, houve distribuição de materiais educativos ressaltando os malefícios das substâncias entorpecentes para a saúde e para a sociedade.

O coordenador da Polícia Comunitária, Mario Dermeval, destacou a importância de ações preventivas focadas no público infantojuvenil, com métodos didáticos e atraentes que levam informação e conscientização para reduzir o uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas.

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1987, o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas é uma data dedicada a mobilizar esforços globais para enfrentar a dependência química e o tráfico, que são desafios relevantes para a saúde pública e a segurança social mundial.