IBGE aposta em inteligência para impulsionar políticas públicas

Novo programa do IBGE utilizará dados estatísticos e geocientíficos para prever cenários e apoiar decisões governamentais.

Fonte: CenárioMT

IBGE aposta em inteligência para impulsionar políticas públicas
IBGE aposta em inteligência para impulsionar políticas públicas - Foto: ANTÔNIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou o Programa Nacional de Inteligência e Governança Estatística e Geocientífica com o objetivo de fortalecer políticas públicas preditivas. A iniciativa foi anunciada na terça-feira (24) e conta com a parceria do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Utilizando informações estatísticas e geocientíficas, o programa visa antecipar cenários futuros, ampliando a capacidade do Estado de diagnosticar problemas e identificar oportunidades. A proposta busca apoiar a formulação de políticas públicas mais eficazes, sustentáveis e voltadas para o médio e longo prazo.

Segundo o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, sete ministérios estão envolvidos, incluindo os de Relações Exteriores, Desenvolvimento Social e Planejamento. “Ministérios comprometidos com políticas públicas e que desejam inovar por meio das informações que o IBGE poderá oferecer de forma consistente, a partir do acesso e da integração de bancos de dados aos quais hoje ainda não temos acesso”, destacou.

Com foco no biênio 2025–2026, o programa prevê o desenvolvimento de plataformas analíticas estratégicas para processar grandes volumes de dados oriundos de diversos setores da administração pública.

As primeiras oficinas devem ser iniciadas em julho, e um site oficial será lançado para permitir o acompanhamento das ações do programa.