Servidores destacam avanços no PNAE durante encontro sobre alimentação escolar

Evento em Várzea Grande reúne profissionais da educação e reforça melhorias na alimentação escolar da rede pública.

Fonte: CenárioMT

Servidores destacam avanços no PNAE durante encontro sobre alimentação escolar
Servidores destacam avanços no PNAE durante encontro sobre alimentação escolar - Foto: SEDUC

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de segurança alimentar nas escolas, servidores da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) participaram, nos dias 25 e 26 de junho, do Encontro Mato-Grossense do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), realizado no Hotel Hits Pantanal, em Várzea Grande.

O evento reuniu cerca de 600 participantes, incluindo gestores escolares, nutricionistas, representantes de conselhos, agricultores familiares e mais de 350 profissionais de Apoio Administrativo Educacional (merendeiras) da rede estadual e municipal.

[Continua depois da Publicidade]

Durante a abertura, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, ressaltou o compromisso da atual gestão com a qualidade da alimentação escolar, destacando que as escolas da rede estadual oferecem até duas refeições diárias no ensino regular e até cinco no ensino integral.

Segundo Porto, foram investidos R$ 160 milhões em 2025, sendo mais de 76% com recursos próprios, garantindo refeições saudáveis e favorecendo o aprendizado. Ele ainda pontuou que essas ações elevaram a permanência dos alunos nas escolas e melhoraram o desempenho educacional.

[Continua depois da Publicidade]

“Com o aumento dos recursos, ampliamos a oferta de alimentos como frutas, verduras, laticínios e peixes, além de fortalecer a aquisição de produtos da agricultura familiar, conforme dados apurados pelo Sistema de Gestão da Seduc em 2024”, afirmou o secretário.

Dados da gestão municipal de Várzea Grande mostram que aproximadamente 35 mil famílias vivem em extrema vulnerabilidade, com renda mensal de apenas R$ 208,00. Para muitas delas, a alimentação escolar é a principal refeição do dia.

O encontro também foi marcado pela apresentação de boas práticas da rede estadual. Um dos destaques foi o projeto “SuperChef da Educação”, que promove a qualificação e valorização das merendeiras. “A alimentação escolar transforma vidas, promove saúde e é uma ferramenta pedagógica”, afirmou a nutricionista Dayane Freitas Coelho, da equipe técnica da Seduc.

A nutricionista Lízia Penido apresentou os resultados do aumento das compras da agricultura familiar, destacando que, com planejamento, foi possível garantir alimentos mais frescos nas escolas e estimular a economia local.

Palestrantes de renome nacional também participaram do evento, como o professor Alcyr Viana, especialista em gastronomia sustentável, e a professora Thais Salema, que destacou o papel das merendeiras como educadoras populares.

Experiências reconhecidas no estado, como o projeto “Clube de Saúde”, de Nova Santa Helena, e a iniciativa “Cozinha Escolar para Celíacos”, em Várzea Grande, foram apresentadas como referências para outras redes escolares.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.