Curso de capacitação digital em Mato Grosso promove independência para adultos e idosos

Projeto Muxirum Digital MT oferece aulas gratuitas para inclusão digital de pessoas com dificuldades em tecnologia nas cidades de MT.

Fonte: CenárioMT

Curso de capacitação digital em Mato Grosso promove independência para adultos e idosos
Foto: Ascom Seciteci

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) lançou na quarta-feira (11.6), na Escola Técnica Estadual de Cuiabá, a aula inaugural do projeto piloto Muxirum Digital MT. O curso gratuito visa promover a inclusão digital para adultos e idosos com dificuldades no manuseio de tecnologias, contando com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

Delma Santos, moradora do bairro Canjica em Cuiabá e com 58 anos, destacou a importância da iniciativa para sua autonomia. “Eu não sei mandar um e-mail, entrar em um aplicativo de banco. Minha amiga me ajuda, mas as pessoas geralmente não têm paciência para ensinar. Esse curso vai me ajudar muito”, afirmou.

[Continua depois da Publicidade]

Outra aluna, Erislandia Gonçalves, também de Cuiabá, expressou o desejo de ampliar seus conhecimentos para ajudar outras pessoas. “Eu sei um pouco, mas quero aprender mais para poder ajudar mais gente. A apostila é bem rica e estou ansiosa para começar”, disse.

A primeira turma do Muxirum Digital MT recebeu material didático e uniformes gratuitamente. O projeto piloto atende inicialmente as cidades de Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Santo Antônio do Leverger, com expectativa de beneficiar 280 idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. Cada polo terá turmas de até 40 alunos, com duração até outubro de 2025.

[Continua depois da Publicidade]

As próximas aulas inaugurais estão marcadas para 17 de junho em Santo Antônio do Leverger e 18 de junho em Chapada dos Guimarães.

Fapemat investiu R$ 390 mil no projeto e oferece bolsas para 21 integrantes da equipe, reafirmando o compromisso com a democratização do acesso tecnológico. Segundo o diretor técnico científico da fundação, Flávio Teles, a iniciativa visa romper barreiras no ambiente digital e garantir que ninguém fique excluído da evolução tecnológica.

O evento contou com a presença de autoridades ligadas à Seciteci, à área de segurança cibernética e à educação superior.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.