Mato Grosso discute avanço da regularização ambiental com foco no CAR

Representantes estaduais e federais se reuniram para alinhar estratégias de implementação do Cadastro Ambiental Rural nos biomas Amazônia e Pantanal.

Fonte: CenárioMT

Mato Grosso discute avanço da regularização ambiental com foco no CAR
Mato Grosso discute avanço da regularização ambiental com foco no CAR - Foto: Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente participou nesta terça-feira (10), em Brasília, de uma reunião interinstitucional determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para tratar da implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e da regularização ambiental dos imóveis rurais nos biomas Mato Grosso, Amazônia e Pantanal. O encontro aconteceu na sede da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).

O principal objetivo foi alinhar as propostas apresentadas pelos órgãos estaduais de meio ambiente, visando a implementação eficaz do CAR, além de identificar pontos de convergência com o plano nacional. A reunião contou com a presença da secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso e presidente da Abema, Mauren Lazzaretti.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com Lazzaretti, os estados já haviam elaborado um plano de ação, que passou por avaliação de um grupo técnico composto por membros da Advocacia Geral da União, Serviço Florestal Brasileiro, Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Gestão e Inovação.

“Estão sendo analisados consensos, divergências, riscos e condicionantes para a execução”, explicou a gestora.

[Continua depois da Publicidade]

Entre os temas debatidos estiveram o aprimoramento do Sistema de Cadastro Ambiental (Sicar), integração com plataformas estaduais, análise de assentamentos, automação dos processos com regras de negócio claras, gestão de tolerância e avanços tecnológicos.

Os estados também propuseram a criação de um grupo intergovernamental para desenvolver soluções conjuntas no Plano de Ação de Implementação do CAR. A sugestão foi prontamente aceita pelo ministro Flávio Dino. Um relatório com as deliberações será anexado aos autos da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 743), proposta pela Rede Sustentabilidade.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.