Desenhos sobre biodiversidade feitos por estudantes de Mato Grosso entram em votação popular

A iniciativa das secretarias de Meio Ambiente e Educação premia produções artísticas de alunos do Ensino Médio durante a Semana do Meio Ambiente, com exposição prevista em parques de Cuiabá

Fonte: CenárioMT

Desenhos sobre biodiversidade feitos por estudantes de Mato Grosso entram em votação popular
Foto: Christiano Antonucci

Começou nesta segunda-feira (26) a votação popular para escolher os desenhos sobre biodiversidade que serão premiados durante a Semana do Meio Ambiente, em Mato Grosso. A ação é promovida pelas Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de Educação (Seduc), e envolve estudantes de 52 escolas estaduais de ensino integral que oferecem o Ensino Médio.

O público pode participar até sexta-feira (30), às 10h, acessando o formulário online disponibilizado pelas secretarias. Ao todo, 18 desenhos foram selecionados, representando as diretorias regionais de Alta Floresta, Diamantino, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Tangará da Serra e a Diretoria Metropolitana de Cuiabá.

De acordo com o regulamento, cada regional terá um desenho premiado, com exceção das diretorias de Cuiabá e Rondonópolis, que contarão com dois premiados cada, considerando um polo e um município. Os vencedores receberão um kit com headphone, camiseta de algodão, boné e sacola ecobag.

Além da premiação, os desenhos escolhidos serão exibidos durante a Virada Sustentável 2025. Em Cuiabá, a exposição acontece nos dias 7 e 8 de junho, respectivamente nos parques Zé Bolo Flô e Mãe Bonifácia, como parte da programação oficial do evento.

A ação, lançada no início de maio, teve como objetivo estimular reflexões sobre o meio ambiente nas escolas estaduais. Segundo a Sema, as unidades de ensino abordaram o tema da biodiversidade, destacando a importância da variedade de organismos vivos, espécies, ecossistemas e diversidade genética.

Para a Seduc, a proposta vai além da competição, ao incentivar que os jovens expressem, por meio da arte, sua percepção sobre o meio ambiente, fortalecendo o protagonismo estudantil e o engajamento com a causa ambiental em Mato Grosso.