Mato Grosso mantém crescimento econômico robusto apesar da reforma tributária, afirma secretário

Titular da Sedec destaca potencial do Estado na geração de emprego, inovação no campo e investimentos em logística

Fonte: CENÁRIOMT

cidade em mato grosso brasil
Mato Grosso mantém crescimento econômico robusto apesar da reforma tributária, afirma secretário - Imagem: CenárioMT

Apesar das incertezas geradas pela Reforma Tributária, Mato Grosso segue em trajetória de crescimento e se consolida como referência nacional em desenvolvimento econômico, geração de empregos e atração de investimentos. A avaliação é do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

Em entrevista ao programa Nossa República, o secretário destacou o desempenho da indústria mato-grossense, que apresenta o maior crescimento proporcional do Brasil. Ele também ressaltou o cenário de “praticamente desemprego zero” e o fato de o estado ter sido o maior gerador de empregos nos últimos três anos. Miranda acredita que, mesmo diante da perspectiva de perda de arrecadação futura, Mato Grosso tem conseguido atrair indústrias do agronegócio e ampliar sua relevância no cenário econômico nacional.

[Continua depois da Publicidade]

César Miranda expressou otimismo em relação ao futuro, acreditando que Mato Grosso está bem posicionado para liderar um novo ciclo de desenvolvimento, impulsionado pela crescente demanda global por alimentos e energia. Ele lembrou que o estado já é o maior produtor de soja, milho, algodão, gergelim e gado de corte do país, além de liderar na produção de etanol de milho e biocombustíveis. Com os investimentos em andamento, o secretário projeta que Mato Grosso ultrapassará outras regiões também na produção de energia limpa.

O secretário também mencionou os avanços significativos em infraestrutura e logística que têm contribuído para um ambiente de negócios favorável no estado. Ele citou a construção da primeira ferrovia estadual do país, a Ferrovia Vicente Vuolo, e os investimentos do Governo de Mato Grosso na estadualização da BR-170 (agora MT-170) na região Noroeste, além da assunção das obras de duplicação da BR-163.

[Continua depois da Publicidade]

“A infraestrutura, combinada com segurança jurídica e programas sociais, como o de habitação popular, tem contribuído para esse ciclo virtuoso de crescimento. Estamos fazendo o dever de casa. Temos áreas agricultáveis disponíveis, tecnologia de ponta e capacidade de produzir três safras com irrigação sustentável. Esse é o pedaço do Brasil que está dando certo”, resumiu o secretário.

Apesar dos desafios que a nova tributação poderá trazer, César Miranda se mostrou confiante na capacidade de Mato Grosso de superar esses obstáculos. “Sou confiante de que soluções serão encontradas. O mundo vai precisar do que Mato Grosso tem para oferecer. E isso vai manter o Estado na vanguarda do desenvolvimento nacional”, concluiu.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.