Dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelam um crescimento na oferta de educação integral em quase todas as etapas do ensino da rede pública de Mato Grosso.
O levantamento aponta que houve aumento no percentual de matrículas em jornada ampliada na educação infantil. Na pré-escola, a proporção passou de 2,3% em 2022 para 3,5% em 2024.
Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), o percentual era de 7,1% em 2022 e subiu para 7,3% em 2024. Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º), o avanço foi mais expressivo, passando de 5% para 8,6% no mesmo período. No ensino médio, a proporção de matrículas em tempo integral passou de 9% em 2022 para 9,7% em 2024. Apenas nas creches houve uma leve retração, de 38,5% para 38,2%.
Considerando todas as etapas de ensino, Mato Grosso registrou um aumento geral na oferta de educação integral, passando de 9,3% das matrículas em 2022 para 10,7% em 2024.
Em nível nacional, o Censo Escolar 2024 também indicou um crescimento na educação integral entre 2022 e 2024. Nas creches, o percentual de dupla jornada passou de 56,8% para 59,7%. Na pré-escola, o avanço foi de 12,1% para 15,6%, e no ensino fundamental, de 14,4% para 19,1%. No ensino médio, a proporção de matrículas em tempo integral subiu de 20,4% para 24,2%. Considerando todas as etapas, o aumento nacional foi de 18,2% em 2022 para 22,9% em 2024.
O programa Escola em Tempo Integral registrou 965 mil matrículas nessa modalidade no ciclo 2023-2024 para a educação básica. Para o ciclo 2024-2025, as redes de ensino pactuaram 943 mil matrículas, que ainda estão em fase de declaração. A política também proporcionou um aumento de 47 pontos percentuais no número de entes com políticas de educação integral nos últimos anos, passando de 17% em 2022 para 64% em 2024.