Em Água Boa: Vereador de Mato Grosso perde mandato por inelegibilidade

Segundo informações do promotor eleitoral da região, o vereador em questão já era inelegível no momento em que seu registro de candidatura foi aceito. E

Fonte: CENÁRIOMT

Em Água Boa: Vereador de Mato Grosso perde mandato por inelegibilidade

Um vereador de Água Boa, Mato Grosso, perdeu o mandato por decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) na terça-feira (15). O Tribunal julgou procedente um recurso do Ministério Público Eleitoral, que questionava a diplomação do vereador eleito em 2024 devido a uma condenação criminal em segunda instância. A decisão teve efeito imediato.

Segundo informações do promotor eleitoral da região, o vereador em questão já era inelegível no momento em que seu registro de candidatura foi aceito. Ele havia sido condenado em primeira instância por associação criminosa e comércio ilegal de armas, com uma pena de mais de 11 anos de prisão em regime fechado.

[Continua depois da Publicidade]

Embora a candidatura tenha sido inicialmente deferida, a condenação foi confirmada em segunda instância em outubro de 2024, ou seja, após as eleições.

O promotor eleitoral explicou que essa condenação definitiva o enquadrou nos critérios de inelegibilidade previstos em lei, o que impossibilita a manutenção de seu mandato, dada a incompatibilidade entre a função de vereador e o regime prisional determinado.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.