Vereadores de Lucas do Rio Verde e autoridades discutem avanços na segurança pública do município

Implantação da DERF, construção de uma vila militar e de uma nova delegacia foram pautas do encontro que ocorreu esta manhã no Paço Municipal

Fonte: Assessoria/Herbert de Souza

Foto: Rodrigo Mateus/Ascom Câmara

Na manhã desta quarta-feira, os vereadores de Lucas do Rio Verde se reuniram com o prefeito Miguel Vaz e autoridades da Polícia Civil de Mato Grosso para debater a implantação da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos (DERF) e outras iniciativas voltadas à segurança no município. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito.

O principal tema discutido foi a instalação da DERF no município, prevista para ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano. O presidente da Câmara, vereador Airton Callai (Republicanos), destacou a importância da iniciativa e colocou o Legislativo à disposição para colaborar com o fortalecimento da segurança no município. Também destacou que os vereadores pretendem contribuir na busca por recursos para construção de uma nova delegacia.

[Continua depois da Publicidade]

“É um trabalho do Executivo que vem sendo construído ao longo dos anos, juntamente com a Câmara. Termos a DERF aqui é um ganho gigantesco para a população. O prefeito tem um compromisso de transformar Lucas em uma das cidades mais seguras de Mato Grosso. E ele tem apoio total da Câmara. Nós, vereadores, vamos atuar firmemente, buscando concretizar esse plano de governo. A Câmara vai atrás dos recursos e emendas para que a gente consiga fazer a nova delegacia da Polícia Civil. Esse é um compromisso que todos os vereadores têm, que é trabalhar pela segurança dos munícipes”, afirmou.

Outro ponto discutido na reunião foi a formalização do Núcleo Especializado no Combate à Violência Contra a Mulher na estrutura da Polícia Civil em Lucas. A vice-presidente da Câmara, vereadora Nadir Santana (União Brasil), comemorou a medida. “Para as mulheres é um ganho importante, pois não basta prestar o atendimento. É preciso que seja feito com qualidade. Em Lucas, cobramos qualidade em todos os serviços ofertados à população.”

O prefeito Miguel Vaz também reforçou o impacto positivo para a segurança local com a DERF e uma unidade voltada ao combate contra a violência doméstica. “É um ganho importantíssimo, imensurável. É um momento muito importante, é o afunilamento para que aconteça em breve. A segurança pública ganha muito com isso. Também destacar aqui a importância de ter já ajustado na estrutura do município um Núcleo Especializado na Violência Contra a Mulher. Hoje está formalizado e, com isso, vai funcionar direcionada e exclusiva”.

[Continua depois da Publicidade]

O delegado-geral adjunto da Polícia Civil de Mato Grosso, Rodrigo Bastos, confirmou que a DERF deverá contar com uma equipe de 12 servidores para atuar no combate aos crimes patrimoniais e tráfico de drogas. “Teremos uma unidade especializada desenvolvendo os trabalhos para combater a criminalidade. E conseguiremos desafogar a delegacia municipal, que poderá se empenhar em outras frentes. Nossa programação é ter pelo menos 12 servidores na unidade. A gente já vem selecionando as equipes. Não utilizaremos o efetivo que está sendo preparado na Academia. Serão servidores experientes. A previsão é que nos próximos quatro meses a gente possa começar o atendimento”, concluiu.

Outra pauta relevante foi a implantação de uma vila militar no município, um projeto que visa oferecer estrutura habitacional para os agentes de segurança que atuam na cidade. Os vereadores reforçaram o compromisso de buscar recursos e emendas para viabilizar essa iniciativa.

A previsão é que a nova unidade comece a funcionar nos próximos quatro meses, com apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal. A instalação da DERF e os demais projetos discutidos durante a reunião representam avanços significativos para a segurança da população de Lucas do Rio Verde, reafirmando o compromisso do poder público em fortalecer o combate ao crime e garantir melhores condições para os agentes de segurança no município.

Também participaram da reunião os vereadores Gilson “Urso” (União Brasil), Wlad Mesquita (Republicanos) e Márcio Albieri (MDB). Representando as forças de segurança, estiveram presentes Fred Murta, gerente da Gerência de Operações Especiais; Ana Paula, diretora da Diretoria de Administração Sistêmica; e Rafael Mendes Scatolon, titular da Coordenadoria de Enfrentamento ao Crime Organizado (CECOR).

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT