Animais de estimação poderão ser sepultados em cemitérios públicos e privados de Cuiabá

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso propõe recompensa para denúncias de maus-tratos a animais
Mato Grosso propõe recompensa para denúncias de maus-tratos a animais

Uma nova lei em tramitação na Câmara Municipal de Cuiabá promete revolucionar a forma como os cuiabanos se despedem de seus animais de estimação. O projeto de lei, proposto pelo vereador Sargento Vidal (MDB), prevê a autorização para o sepultamento de animais em jazigos de cemitérios públicos e privados da capital.

A iniciativa, aprovada em primeira votação pelos vereadores na terça-feira (25), visa garantir um “descanso digno” aos animais e contribuir para a preservação do meio ambiente, combatendo o descarte inadequado de seus restos mortais.

[Continua depois da Publicidade]

O projeto estabelece que os cemitérios públicos da capital destinem uma área específica para o sepultamento de animais. O serviço será prioritariamente gratuito para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e para ONGs de proteção animal. Para os demais, as taxas para os serviços funerários serão definidas pela Central Funerária Municipal.

Já os cemitérios particulares da cidade também terão a opção de oferecer o serviço de sepultamento de animais, mas deverão seguir regras próprias. A proposta determina que esses estabelecimentos reservem 10% de sua área total para essa finalidade.

[Continua depois da Publicidade]

Para o vereador Sargento Vidal, a aprovação do projeto representa um marco para a causa animal em Cuiabá. “É uma forma de reconhecermos o valor que esses animais têm em nossas vidas e de oferecermos a eles um descanso digno após a morte”, defende o parlamentar.

A lei ainda precisa ser aprovada em segunda votação pela Câmara Municipal e, em seguida, sancionada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.