A razão das datas do calendário chinês e seus costumes ligados ao Ano Novo

Neste 22 de janeiro começa o Ano Novo Chinês do Coelho, que terminará em 9 de fevereiro de 2024 para dar lugar ao Ano do Dragão

Fonte: Horóscopo Chinês

zodíaco oriental
HORÓSCOPO CHINÊS, PREVISÕES PARA HOJE - FOTO POR PIXABAY

Neste 22 de janeiro de 2023, começa o Ano Novo Chinês, também conhecido como Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera, uma das festividades mais importantes da China. Cada ano corresponde a um animal e este é o ano do coelho .

Quanto tempo dura o Ano Novo Chinês?

O início do Ano Novo na China não é em 1º de janeiro como em outras partes do mundo. Conforme explica o Instituto Confúcio da Universidade de Santo Tomas , ao contrário do calendário ocidental, baseado em um calendário solar, o calendário oriental chinês é baseado em um calendário lunissolar, ou seja, a data indica tanto a fase da lua quanto a fase da lua. tempo do ano solar.

[Continua depois da Publicidade]

A título de curiosidade, esta instituição aponta que o calendário lunar chinês é o “registro cronológico mais longo da história”, já que o primeiro ciclo do zodíaco foi introduzido no ano 2637 aC. Além disso, o calendário é dividido em ciclos completos e simples. Um ciclo inteiro dura 60 anos, que são subdivididos em ciclos simples de 12 anos. Atualmente, estamos no ciclo 78, que começou em 1984 e terminará em fevereiro de 2044.

Segundo a tradição baseada no calendário lunar, este ano do coelho começa em 22 de janeiro de 2023 e termina em 9 de fevereiro de 2024 para dar lugar ao que será o ano do dragão. Se 2022 foi o ano do tigre, este 2023 é o ano do coelho d’água, que corresponde ao ano 4721 de acordo com seu próprio calendário.

[Continua depois da Publicidade]

Por que o Ano Novo Chinês não é comemorado em 1º de janeiro?

Os anos chineses são contados de acordo com o calendário lunar-solar integrado ( Yinyangli ), também conhecido como calendário agrícola, que abrange o movimento da Lua e o do Sol.

Conforme explicado pelo Observatório de Hong Kong, o ano tropical e o mês sinódico são os elementos básicos do calendário agrícola. Um ano tropical é o tempo que decorre de um equinócio de primavera ao próximo, que é de 365,2 dias (365 dias, 5 horas, 48 ​​minutos e 46 segundos).

O tempo entre duas aparições sucessivas da Lua Nova ou Lua Cheia é chamado de mês sinódico e é igual a 29,5306 dias (29 dias, 12 horas, 44 minutos e 3 segundos). Assim, há apenas 354,3 dias em 12 meses sinódicos, mais de 10 dias a menos que um ano tropical (365,2 dias). Assim, a data do Ano Novo Chinês, que neste ano é 22 de janeiro, coincidindo com o primeiro mês lunar, não coincide com a dos outros calendários.

O ano do coelho: crença e tradição

Cada ano começa com um novo animal que o representa, segundo o horóscopo chinês, e que carrega consigo uma série de crenças atribuídas. Do Instituto Confúcio assinalam que os nascidos no ano do coelho se caracterizam por serem “prudentes, inteligentes, afáveis, discretos, clarividentes, atentos, benevolentes e amantes da paz”. Este signo representa a prosperidade, pelo que se espera que 2023 seja um ano de esperança.

horóscopo chinês é formado por 12 animais , nesta ordem: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco. E cada ano está associado a um animal de acordo com esse ciclo de 12 anos.

A ordem dos animais no zodíaco chinês é baseada em uma lenda sobre uma raça. Segundo o site criado pela Prefeitura de Madri e pela Embaixada da China na Espanha por ocasião da comemoração, “o Imperador de Jade organizou uma corrida para conhecer os animais terrestres e ver qual era o mais rápido. Para terminar a prova era necessário atravessar um rio. O rato e o gato subiram nas costas do búfalo. O rato, que queria chegar primeiro, jogou o gato na água. Esta é a razão pela qual o gato odeia não apenas roedores, mas também água. O último a chegar foi o porco, “pois aproveitou para se banquetear e tirar uma boa soneca”.

Além disso, são 12 animais, nem mais nem menos, porque a cada um é atribuído um dos 12 anos de cada ciclo simples em que se subdivide o calendário chinês. Os animais escolhidos, segundo a cultura tradicional chinesa, são os únicos que vieram se despedir do Buda quando ele convocou todos os animais antes de deixar a Terra, segundo o Instituto Confúcio .

Como as famílias celebram este feriado?

Sendo um evento importante para a comunidade chinesa, as comemorações familiares duram até 15 dias desde o início. As famílias juntam-se, decoram as suas casas com motivos vermelhos e vestem-se da mesma cor. Também é tradição lançar bombinhas, dançar danças tradicionais e dar presentes uns aos outros. Os chineses preparam o Festival da Primavera de maneira semelhante à preparação do Natal em outros lugares.

Mas por que eles escolhem a cor vermelha e jogam fogos de artifício? O Ano Novo Chinês é Xin Nián. Nián, é o nome de um monstro da mitologia chinesa. Este, segundo a lenda , viveu a maior parte do tempo no fundo do mar e só desembarcou no último dia do ano lunar para comer gente e gado. Assim, todos os anos, naquele dia, as pessoas comiam cedo, trancavam o portão do gado e fugiam para as montanhas distantes para evitar serem comidas.

Um ano, um velho se aproximou de um morador e prometeu afugentar a fera. Para conseguir isso, ele se vestiu de vermelho e jogou fogos de artifício para assustá-lo. Por isso, é tradição que nesse dia sejam penduradas lanternas vermelhas, atiradas bombinhas, acesas as luzes e as pessoas fiquem acordadas até tarde.

 

Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Encontre mais notícias de astrologia

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .