A dor de cabeça relacionada à infecção e inflamação dos seios paranasais (sinusite) costuma acometer a região da face, geralmente na testa e nas bochechas, próximo ao nariz. Os pacientes geralmente descrevem isso como uma sensação de pressão nesses locais.
Além disso, costuma estar associado a outros sintomas como febre e coriza, ou processos catarrais. Essa dor de cabeça também tende a piorar quando a pessoa inclina a cabeça para frente, aumentando a pressão nos seios paranasais.
Estas são as causas da dor de cabeça sinusal
Perguntamos ao especialista quais são as causas desse tipo de dor de cabeça. “Esse tipo de dor de cabeça geralmente está relacionado a processos infecciosos , nos quais o muco fica retido e infectado nos seios paranasais, produzindo um bloqueio em sua drenagem normal para o nariz”, conta, e afirma que “também pode estar relacionado a processos alérgicos, pólipos nasais, deformidades ósseas, entre outros”.
Diferença com outros tipos de dor de cabeça
A percepção da dor, é claro, é muito pessoal. E nos perguntamos o que a torna diferente de outros tipos de dor de cabeça.
É fundamental avaliar sistematicamente o paciente e diferenciá-lo de outras causas de cefaléia. Fundamentalmente devemos diferenciá-la de uma cefaléia tensional, que geralmente é mais localizada como uma faixa ao redor de toda a cabeça, cefaléia cervicogênica, mais relacionada a desconforto na região cervical, enxaqueca, que geralmente afeta o meio da cabeça (Hemicraniana), esquerda ou direita, desconforto associado à luz ou ruídos , náuseas, bem como outros fenômenos.
Claro, descartar dores de cabeça relacionadas à meningite, nas quais, como na sinusite, podemos ter febre associada à dor de cabeça. Por isso, a avaliação neurológica é o passo inicial mais importante e, a partir dela, podem ser solicitados exames complementares, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, se necessário.
Qual é a sua duração
Uma vez que esse tipo de dor aparece, quem a sofre deseja que ela passe o mais rápido possível. Mas, qual é geralmente a sua duração? A duração é variável dependendo do tempo que leva para chegar ao diagnóstico e iniciar o tratamento. Há pessoas que, pela natureza anatômica dos seios paranasais, têm maior tendência a sofrer com esse tipo de problema, podendo nesses casos apresentar sinusite recorrente.
Pode ser evitado?
Nós nos perguntamos se é um tipo evitável de dor de cabeça. No caso citado anteriormente, se houver muitos episódios, o tratamento pode ser indicado para manter as vias de drenagem dos seios da face desobstruídas. Em alguns casos , pode ser necessário tratamento cirúrgico.
Como deve ser tratado
Que tratamento devemos seguir no caso de sofrer deste tipo de dor de cabeça? O primeiro passo diante de uma cefaléia de início recente é ir ao consultório médico, para que ele esclareça se é uma dor de cabeça relacionada à patologia sinusal ou se há outra causa.
No primeiro caso, o tratamento dependerá da existência de uma patologia infecciosa associada (sinusite infecciosa), para a qual é possível que se recomende o uso de antibióticos e lavagens nasais ou outros remédios que promovam a drenagem dos seios paranasais.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!