É saudável dormir com ventilador ligado?

Fonte: CENÁRIOMT

É saudável dormir com ventilador ligado?
É saudável dormir com ventilador ligado? FOTO:PIXABAY

Dormir com o ventilador ligado pode ser uma solução emergencial em noites quentes, mas é preciso tomar precauções para não prejudicar a saúde.

Nas noites quentes de verão, dormir com o ventilador ligado se apresenta como uma solução emergencial e uma alternativa mais barata e supostamente menos prejudicial ao ar-condicionado . Mas é realmente bom dormir com o ventilador ligado a noite toda?

Os especialistas do Sleep Advisor , um portal especializado em sono, analisaram como dormir com o ventilador nos afeta e concluem que há riscos à saúde , embora com as devidas precauções possamos recorrer ao ventilador a tempo se o calor não nos deixar dormir .

QUAIS SÃO OS RISCOS PARA A SAÚDE DE DORMIR COM O VENTILADOR LIGADO?

  • Reações alérgicas . O ar do ventilador move qualquer poeira ou pólen que possa estar na sala, permitindo que eles entrem facilmente pelos seios da face. Para uma pessoa com alergias ou asma , dormir com essa corrente de ar constante pode ser fatal.
  • Pele e garganta secas . Uma rajada constante de ar seca tanto a pele quanto as mucosas. Para as pessoas que dormem com a boca aberta , o fluxo de ar pode secar a garganta.
  • Dor de cabeça e congestão nasal. O ar seco do ventilador pode irritar os seios nasais . O Sleep Advisor observa que, se a secura for extrema, o corpo produz excesso de muco para compensar, o que aumenta a congestão nasal e as dores de cabeça.
  • Dores musculares . O fluxo constante de ar faz com que os músculos fiquem tensos e você pode acordar com dores musculares ou até mesmo uma contratura, principalmente se dormir com o ventilador bem próximo ao pescoço.

COMO EVITAR OS EFEITOS NEGATIVOS DO VENTILADOR

  • A instalação de um purificador de ar evitará que a poeira transportada pelo ar seja levantada pelo ventilador e aumente o risco de alergias.
  • Hidratar a pele antes de dormir e beber água assim que acordar pode ajudar a combater o ressecamento.
  • Fazer uma lavagem nasal antes de dormir e ao acordar vai hidratar os seios paranasais e evitar dores de cabeça e congestão nasal.
  • Colocar o ventilador o mais afastado possível do corpo e a uma velocidade moderada para que a temperatura não desça abaixo dos 20ºC reduzirá o risco de contraturas musculares.
  • Tentar que o ar não atinja o rosto evitará congestão nasal, dor de garganta e dor de cabeça. Nem deve tocar diretamente no pescoço para não contrair as cervicais.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE DORMIR COM O VENTILADOR

  • ruído branco . O som do ventilador é semelhante ao ruído branco (a combinação de todas as frequências de som). Para algumas pessoas, o ruído branco pode ajudá-las a dormir. É útil se você ouvir ruídos da rua, vozes dos vizinhos ou em caso de zumbido, pois o ruído branco abafa todos esses sons.
  • Solução de emergência para pessoas quentes . O ventilador é uma maneira mais conveniente e barata de resfriar a sala do que o ar condicionado, embora obviamente não resfrie tanto quanto o ar condicionado. Se você é uma pessoa muito quente e tem dificuldade para dormir no verão, o ventilador pode ser uma boa solução.
  • Areje uma sala mal ventilada . Ao fazer circular o ar, o ventilador combate o ar viciado e o mau cheiro de uma sala fechada.

DICAS PARA USAR BEM O VENTILADOR

  • Coloque o ventilador no modo giratório para que o ar não vá na mesma direção.
  • Mantenha as lâminas limpas de poeira para evitar o risco de alergia.
  • Compre um ventilador silencioso . O ruído destes dispositivos não excede 55 decibéis, que é o ruído máximo tolerável à noite de acordo com a legislação europeia.
  • Evite colocá-lo na velocidade ou intensidade máxima, pois o ambiente ressecará excessivamente e aumentará o risco de dor de cabeça e congestão nasal.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

[Continua depois da Publicidade]
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).