CTFC debaterá altos valores dos serviços da ENEL- Ceará

A reunião foi solicitada pelo senador Eduardo Girão

Fonte: CenárioMT com inf. Agência Senado

Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) promoverá reunião na próxima sexta-feira (1/7), em Fortaleza (CE), a partir das 10h, para discutir a qualidade e os altos valores das tarifas dos serviços prestados pela ENEL Distribuição Ceará. A proposta foi solicitada pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE).

O senador afirma que o estado do Ceará apresenta uma das tarifas de energia mais caras do mundo e possui muitas reclamações registradas por consumidores, por conta de cobranças abusivas. 

[Continua depois da Publicidade]

“Em 2020, segundo o Procon Fortaleza, a ENEL – CE somou o maior volume de queixas registradas ao órgão entre janeiro e agosto, e no no ranking das empresas mais reclamadas em Fortaleza, em 2021, ocupou o segundo lugar. No DECON-CE, órgão do Ministério Público do Estado do Ceará foram registradas 7646 reclamações no período entre 2019 e 2022, conforme registros do SINDEC (SISTEMA NACIONAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR). Para a surpresa negativa de todos, em 2021, foram realizadas 1436 reclamações, enquanto apenas nos 4 primeiros meses de 2022 já foram abertos 1060 registros. No Procon Municipal de Fortaleza-CE, entre 2020 e abril de 2022, foram mais de 6500 atendimentos de consumidores insatisfeitos com os serviços da distribuidora, sendo o ano de 2021 o recorde com 3143 reclamações. Dessas reclamações no último biênio, 4.547 eram de cobranças abusivas, ou seja, 70% dos registros. Lançada em junho de 2014, a plataforma consumidor.gov.br implementada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) já registra 8851 reclamações contra a ENEL – CEARÁ”, explica Eduardo Girão. 

Entre os convidados, já confirmaram presença para a audiência pública:

[Continua depois da Publicidade]

• Joaquim Rolim, coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC,

• Francisco Everton da Silva, 1º Tesoureiro da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará  – Fecomércio/ CE,

• Flávio Aragão, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Usuários do Serviço Público da OAB/CE,

• Thiago Figueiredo Fujita, Presidente da Associação Cearense de Defesa do Consumidor – ACEDECON/CE.

Por Raíssa Portela, sob supervisão de Sheyla Assunção

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .