A vitamina K, tão indispensável para a saúde dos ossos e outros tecidos, tem a missão difícil de parar os sangramentos do corpo.
Ou seja, ela é responsável pela coagulação sanguínea e a falta dela pode causar sangramentos descontrolados. Os bebê são os seres que mais sofrem pela falta da vitamina em questão e desta forma precisam receber uma injeção com a substância.
Leia mais: Receitas com tangerina para reforçar a vitamina C
A deficiência de vitamina K é rara em adultos, pois a maioria das pessoas obtém o suficiente dos alimentos, como espinafres ou brócolis. As bactérias no intestino também produzem vitamina K.
Quais são as causas da deficiência?
-
Uma dieta muito baixa em gorduras uma vez que a vitamina K é mais bem absorvida quando ingerida com alguma quantidade de gordura
-
Distúrbios que prejudicam a absorção de gordura e que, portanto, reduzem a absorção da vitamina K (por exemplo, obstrução dos dutos biliares ou fibrose cística)
-
Determinados medicamentos, incluindo anticonvulsivantes, e alguns antibióticos
-
Consumo de grandes quantidades de óleo mineral, que pode reduzir a absorção de vitamina K
Quais são os sintomas da falta da vitamina ?
O principal sintoma da deficiência de vitamina K é o sangramento (hemorragia) sob a pele (que causa manchas negras), nasal, de uma ferida, do estômago ou do intestino.