Secretaria faz alerta para idosos de Sorriso buscarem a dose de reforço contra a covid-19

Hoje, mais de 39,7 mil pessoas estão com o esquema vacinal incompleto no Município

Fonte: Claudia Lazarotto

Decom

Um apelo para que os idosos façam a dose de reforço (3ª dose) e completem o esquema vacinal contra a covid-19. É o que a Secretaria de Saúde realiza neste momento.
O gestor da pasta, Luís Fábio Marchioro, pontua que o pedido está sendo realizado há bastante tempo. Contudo, com a necessidade de intubação de duas senhoras neste fim de semana (83 e 76 anos), ambas sem nenhuma dose da vacina, o alerta acendeu mais uma vez. “Infelizmente ainda encontramos idosos sem a imunização; não estamos aqui para julgar motivos; mas, sim para alertar: a vacina é uma grande aliada no combate à covid-19”.

Luís Fábio conta que no último domingo (13) foi procurado por familiares de uma paciente que necessitava de UTI, pois estava com 80% do pulmão comprometido. Uma senhora com cerca de 65 anos e que também precisou ser intubada. No caso dela, a segunda dose foi aplicada em junho. “Já se passaram oito meses; essa senhora devia ter recebido a dose de reforço recomendada pelo Ministério da Saúde ainda em outubro. O próprio MS destaca que com o tempo a proteção caí e a dose de reforço se faz muito necessária nesse sentido”, explica. O secretário aproveita para adiantar que não há falta de leitos para UTI covid nesse momento.

[Continua depois da Publicidade]

Uma análise simples do boletim diário demonstra a eficácia do imunizante. Ontem (14) eram 1.724 pessoas positivas e 11 internadas, o que equivale a apenas 0,63% dos casos ativos. No dia 15 de fevereiro do ano passado, eram 690 casos ativos para 30 internados, ou seja, 4,37%. Ainda, conforme o boletim diário eram 1.034 casos a mais com 19 pessoas a menos internadas.  “Esses dados são o reflexo direto da imunização”, acredita o secretário. O pico de internações foi em 7 de agosto de 2021, quando foram 54 internados e 705 casos ativos – nessa data a maior parte da população ainda não havia recebido a primeira dose.

De acordo com o relatório da Secretaria de Saúde do Município, mais de 39.736 pessoas estão com o esquema vacinal incompleto. Desse total, 14.962 tomaram a primeira dose, mas não retornaram para receber a segunda. E as outras 24.774 não procuraram pela dose de reforço.

Entre os 11 internados desta segunda-feira, seis pessoas estavam em UTIs, duas delas sem nenhuma dose da vacina e quatro com o esquema vacinal incompleto. São mais cinco pessoas em enfermarias, quatro com esquema incompleto e apenas uma com esquema completo de imunização. “Dos 11 internados, apenas uma pessoa está com o esquema completo; 8 não voltaram para a dose de reforço e duas não receberam nenhuma dose, o que nos deixa ainda mais preocupados”, frisa Luís Fábio.

[Continua depois da Publicidade]

O secretário detalha que entre os internados estão idosos que deveriam ter recebido a dose de reforço ainda em outubro. “Estão há quatro meses atrasados; mas a pandemia não tem hora para ir embora: continua presente e com muita capacidade para novas variantes”, diz. “Então se você está com alguma dose atrasada ou conhece um idoso que não recebeu o reforço, procure hoje mesmo nossos pontos fixos no Centro de Eventos no Rota do Sol ou o PSF Nova Integração, a Upinha da Zona Leste para a imunização”, completa.

De segunda a sexta-feira as equipes estão no Centro de Eventos no Rota do Sol e no PSF Nova Integração, a Upinha da Zona Leste para imunizações do público com 12 anos ou mais. Pela manhã o atendimento é das 7h30 às 10h30 e à tarde das 13h30 às 16h30. No sábado os locais atendem das 7h30 às 11 horas.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.