Durante encontro, senadores apontam que UFMT está próximo de se tornar realidade em Lucas

Relator do Orçamento para 2022, Wellington Fagundes diz que criação de Campus é questão de tempo. Fávaro aponta que Governo Federal assumiu compromisso com o segmento

Fonte: CenárioMT

encontro UFMT
(Foto: CenárioMT)

Em encontro realizado na tarde desta segunda-feira (30), em Lucas do Rio Verde, os senadores Wellington Fagundes e Carlos Fávaro assinalaram que a UFMT está próximo se tornar realidade no município. O encontro contou com a presença do deputado federal Neri Geller, autoridades locais e regionais e com o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, Evandro Soares.

Anfitrião, o prefeito Miguel Vaz destacou a importância do encontro. Ele destacou estar acompanhando o assunto envolvendo a vinda da UFMT há muito tempo. O gestor traçou uma trajetória da criação da instituição. Vaz fez questão de ressaltar o empenho de várias pessoas para a vinda da Universidade Federal. “A importância da UFMT é inegável. Desde 2011 estamos trabalhando nesta direção. Então, cada um fez a sua parte, no seu tempo, aquilo que pode”, observou.

Relator do Orçamento para 2022, o senador Wellington Fagundes destacou a importância da instituição para as futuras gerações. Além disso, o parlamentar lembrou que a pandemia trouxe novos desafios. E o principal deles trazer oportunidade a todas as pessoas. “Estamos juntando forças para que possamos ter a realização deste sonho aqui em Lucas do Rio Verde”, pontuou.

“A oportunidade de ser relator da área do MEC nos traz mais a certeza que esse sonho vai ser realidade em pouco tempo”.

O senador Carlos Fávaro lembrou que Lucas do Rio Verde vem se destacando no cenário nacional motivado pelo espírito colaborativo que existe entre seus moradores. Fávaro reforçou o empenho das lideranças desde o início do pleito da vinda da UFMT. “Todas as administrações trabalharam pra isso e chega agora, na administração do Miguel, em que o prefeito sempre deixou transparecer com muita dedicação, que não quebraria esse ciclo e que iria dar sequencia a esses projetos desenvolvidos”, ressaltou o parlamentar, lembrando que há uma conjuntura perfeita pra que a vinda da UFMT se consolide em 2022.

[Continua depois da Publicidade]

União de esforços

Ex-prefeito, Luiz Binotti participou do encontro. No momento da entrevista à imprensa, Binotti e Miguel Vaz estiveram lado a lado. O ex-gestor disse estar confiante na sequencia do processo para a vinda da UFMT. “Tenho certeza que o prefeito Miguel, com sua equipe, vai de agora em diante conduzir o restante do processo pra que Lucas do Rio Verde concretize esse grande sonho”, assinalou. “Ainda tem algumas etapas, como o reitor falou no passo a passo. Mas como falou o senador Wellington, está muito próximo”, reforçou Vaz.

O reitor da UFMT citou o empenho e envolvimento político para o andamento do projeto. Evandro Soares disse acreditar que o recurso necessário será destinado pelo Governo Federal. Ele cita a necessidade de volume que atenda a contratação de pessoal e também para assegurar a infraestrutura para o funcionamento da instituição. “Desta sorte será possível implantar a universidade e fazer a proposta para os nossos conselhos. E aí nesse escopo, com toda a demanda social, pois a UFMT tem a função precípua pra desenvolvimento social, desenvolvimento regional, e nesta função precípua, a UFMT terá o enorme prazer em atender essa demanda, essa necessidade da região de Lucas do Rio Verde”, concluiu.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.