Casa do Artesão realiza exposição e projeta visita a bairros de Lucas do Rio Verde

Proposta é fazer a Feira do Artesão itinerante. Próximo bairro a ser visitado, em agosto, será o Bandeirantes

Fonte: CenárioMT

feira de artesanato
Foto: CenárioMT

Dezenas de artesãos aproveitaram a tarde do último sábado (10) para participar da segunda edição da Feira de Artesanato. O evento, que alcançou sua segunda edição, aconteceu na Praça da Liberdade, bairro Jardim das Palmeiras. A feira foi organizada pela Secretaria de Cultura de Lucas do Rio Verde.

Além de valorizar os artesãos luverdenses, a realização da feira permite que os frequentadores do Mercado do Produtor conheçam e adquiram os materiais produzidos no município. As peças foram expostas no entorno da Casa do Artesão, com espaçamento para evitar aglomeração.

De acordo com a responsável pela Casa, Daiane Gruber, a ideia de realizar a feira permite que a visitação pública aconteça com mais segurança. A Casa do Artesão ocupa dois contêineres na Praça da Liberdade, inviabilizando que os artesãos apresentem seus trabalhos. “E não conseguimos expor todo o trabalho que os artesãos têm na cada dele”, pontuou.

Itinerante

A programação da Secretaria de Cultura é realizar a Feira de Artesanato mensalmente. Para atender toda a municipalidade, a proposta é ir de encontro às comunidades, de forma itinerante. “Mês que vem será na praça do bairro Bandeirantes. Quero aproveitar para convidar mais artesãos, alguns que ainda não apresentaram seus trabalhos, venha aqui, a gente faz sua inscrição, pra que eles venham participar”, convidou Gruber.

[Continua depois da Publicidade]

A responsável pela Casa observou que todos os tipos de trabalho caracterizados como artesanatos podem participar nas feiras da Casa do Artesão. “Que seja feito pelas mãos da pessoa”, ressalta,

Atualmente, cerca de 70 artesãos são cadastrados na Casa.

Funcionamento

A Casa do Artesão, um dos pontos turísticos de Lucas do Rio Verde, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Ela está localizada na Praça da Liberdade, na Avenida Goiás, Jardim das Palmeiras, ao lado do Mercado do Produtor.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.