Com tanque, PAM de Lucas do Rio Verde terá condições de armazenar oxigênio

Equipamento, que tem capacidade para 3,5 mil metros cúbicos de oxigênio, foi instalado esta semana

Fonte: Da Redação

WhatsApp Image 2021 04 20 at 16.43.43
Carga de oxigênio chegou ao município nesta terça-feira (20) Foto: João Ricardo/CenárioMT

Chegou nesta terça-feira (20) em Lucas do Rio Verde, a primeira carga de oxigênio para abastecer o tanque de armazenamento instalado no Pronto Atendimento Municipal (PAM). O tanque possui capacidade para 3,5 mil metros cúbicos de oxigênio, quantia suficiente para atender os pacientes por 30 dias. A ação faz parte do plano de enfrentamento a covid-19 no município.

176334756 4133953236656951 7036213862132132903 n
Foto: Divulgação/Ascom

A secretária de Saúde, médica Fernanda Heldt Ventura, e a secretária adjunta da pasta, Karina Xavier, acompanharam a chegada do produto. Ventura disse que até então a unidade era atendida por cilindros, tendo cerca de 40 metros cúbicos disponíveis até então. “Com o tanque, isso nos dá a tranquilidade de estar trabalhando de 20 a 30 dias sem a necessidade de estar repondo esse oxigênio”, explicou a secretária.

Fernanda Ventura acrescentou que a garantia de contar com produtos e materiais no enfrentamento a covid-19 faz parte das ações do poder público para combater o vírus.

Dotar o Pronto Atendimento de todas as ferramentas necessárias para atender pacientes com covid-19, aliás, foi uma das preocupações da secretaria de Saúde quando optou por transformar a unidade responsável em atender os pacientes. Foi identificado que o município tinha estrutura física, pessoal capacitado, mas pecava no fornecimento de oxigênio.

[Continua depois da Publicidade]

“O PAM tinha uma estrutura manual, de 4 cilindros, que significa 40 metros cúbicos. Isso inviabilizava muito a questão da segurança técnica do fornecimento do oxigênio”, comentou a secretária adjunta, Karina Xavier, citando que foram feitas viagens à Cuiabá pra garantir o abastecimento de oxigênio aos pacientes.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.