Região do Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires ganhará mais 20 leitos de UTI Covid-19

A abertura dos leitos faz parte de um pacote de medidas anunciado pelo governador Mauro Mendes

Fonte: Cenário MT/ASCOM/CPS VALE DO TELES PIRES

4A7B4DA4A8 1
Os municípios que compõem o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires ganharão mais 20 leitos de UTI, destinados ao tratamento da Covid-19. O anúncio foi realizado na tarde desta quarta-feira (10), pelo governador Mauro Mendes.
Serão abertos cinco leitos no Hospital Hilda Strenger Ribeiro em Nova Mutum, dez leitos no Hospital Regional de Sorriso e outros cinco leitos em parceria com a Prefeitura de Sorriso.
De acordo com o presidente do Consórcio de Saúde, prefeito de Santa Carmem, Rodrigo Frantz, a abertura dos novos leitos é resultado de uma parceria entre os municípios e o Governo do Estado.
“Nossa situação é diferente de outros municípios, mas precisamos trabalhar juntos e ajudar Mato Grosso a passar por essa situação sem que tenhamos que perder vidas por falta de leitos.
Com a abertura das novas UTIs que deve ser efetivada nos próximos dias, a região passará a contar com 91 leitos, sendo 35 em Nova Mutum, 29 em Sinop, 17 em Sorriso e 10 em Lucas do Rio Verde.
O pacote de medidas anunciado pelo governador, também inclui a destinação de recursos, abertura de 115 leitos de enfermaria com algum tipo de suporte ventilatório, contratação de leitos homecare, aquisição de equipamentos e testes e o incentivo a criação de centros de triagem.
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, comemorou o anúncio. Segundo ele, a expectativa dos prefeitos era mais medidas restritivas, uma vez que, o Estado alcançou durante a semana a taxa de quase 100% dos leitos ocupados.
“As medidas de controle da transmissão do vírus são importantes, mas também é preciso atuar na abertura de novos leitos, compra de equipamentos e na destinação de recursos para que os municípios possam trabalhar.”
Recentemente, o Estado abriu dez leitos no Hospital Regional de Sinop. Em todo o estado serão abertos 160 leitos de UTI. Atualmente, Mato Grosso possui 497 leitos.
O Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires é formado por 15 municípios da Região Médio-norte e tem como função a gestão compartilhada dos recursos destinados a saúde.
Fazem parte do grupo, os municípios de Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Santa Rita do Trivelato, Vera, Santa Carmem, União do Sul, Nova Maringá, Cláudia, Nova Ubiratã e Feliz Natal.
4A7B4DA4A8 1