Governo culpa frequentadores por atraírem piranhas no Lago do Manso

Fonte: CENÁRIOMT COM INF. REPÓRTERMT

e8b18b8baa2999229e886214fa3a4e74 1

Empresários do Lago do Manso estão preocupados com os ataques de piranhas na região e procuraram o Governo do Estado para discutir soluções. A secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da adjunta de Turismo, e a de Meio Ambiente reuniram – se nesta segunda-feira (22.02) em busca de ações que possam amenizar o problema, com a participação da deputada estadual Janaína Riva.

De acordo com o secretário adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, a medida é importante.

“A gente sabe da importância que o Lago do Manso tem para o turismo e para a sociedade civil e iremos encontrar mais rápido possível a solução para esse problema”, assegura.

Um dos principais problemas apresentados foi a necessidade da conscientização coletiva da população, já que muitas pessoas acabam alimentado peixes e jogando comida na água, o que acaba contribuindo para atrair as piranhas.

Além disso, a compra de predadores, como tem sido feito por muitos moradores da região, pode desiquilibrar o ecossistema, já que peixes como tucunaré comem não apenas piranhas, mas também outros peixes.

[Continua depois da Publicidade]

“A Sema está orientando os interessados sobre os estudos necessários, antes da autorização de soltura de qualquer espécie nos rios e lagos de MT. Vamos registar essas informações dos ataques num banco de dados e avaliar a melhor alternativa”, afirma Valmi Lima, superintendente de Licenciamento da Secretaria de Meio Ambiente.

É recomendável que turistas e moradores da região não atirem comida nas aguas e nem entrem no lago com feridas não cicatrizadas, de acordo com a Secretária de Estado de Meio Ambiente.