Ipem checa conformidade de materiais escolares para volta às aulas

Cerca de 2800 objetos foram repreendidos, 75% do total.

Fonte: CenárioMT

- Foto por: GCOM

A equipe de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) esteve em 25 papelarias em Cuiabá e Várzea Grande para a “Operação Volta às Aulas”. A ação tem como objetivo principalmente a proteção às crianças no retorno escolar.

No total, foram fiscalizados cerca de 3.700 produtos, como borrachas, lápis, apontadores e massinhas de modelar. Destes, 2.800 (mais de 75%) acabaram sendo apreendidos, pois estavam com os registros cancelados.

[Continua depois da Publicidade]

“Alguns produtos necessitam de determinados critérios para que possam ser comercializados para as crianças. Uma tinta pode ser considerada toxica ou algum outro item soltar peças. Sendo assim, a cada dois anos é preciso que o fabricante faça a atualização para a segurança da criança”, explica Marluce Sanaia, coordenadora de Avaliação de Conformidade do Ipem MT.

Os lápis tiveram a maior quantidade de reprovações, por isso, é importante que o consumidor se atente quando for comprar os materiais escolares.

[Continua depois da Publicidade]

“É importante que os pais optem pela escolha daqueles que tem o selo do Inmetro, pois é mais seguro. Também peçam sempre as notas fiscais e comprem em lojas confiáveis”, orienta.

Os produtos apreendidos pelos fiscais são retirados das lojas. Posteriormente, o comerciante tem 10 dias para apresentar a nota fiscal.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .