Com intuito de conscientizar a população sobre o uso correto do trânsito e consequentemente, reduzir o número de acidentes no município, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano realiza o projeto “Agente Palestrante”. A ação é desenvolvida junto aos trabalhadores do setor privado do município.
Dando sequência ao projeto, na manhã de ontem (08), uma equipe da secretaria esteve palestrando para 22 profissionais da empresa Líder Construções Elétricas. A palestra trabalhou a importância da educação e segurança no trânsito; estatísticas de acidentes e óbitos em decorrência; causa e consequências.
Benhur Carvalho, guarda civil municipal e palestrante responsável pelo desenvolvimento do projeto, explicou que “levamos a valorização, a conscientização à vida. Também abordamos sobre as estatísticas dos acidentes de trânsito, causas e as suas consequências. Também falamos sobre os números de óbitos que tivemos ao longo do ano todo e o que cada um pode fazer, dentro do gerenciamento de risco, dentro da legislação, para não cometer infrações e consequentemente, reduzir a estatística de acidentes”.
A palestra é feita ao longo de todo ano, de acordo com as solicitações das empresas interessadas. É necessário que a empresa encaminhe um ofício à secretaria, pedindo a disponibilidade. A ministração do curso é totalmente gratuita e integra as ações educativas para o trânsito.
Desde a segunda quinzena do mês de janeiro, a pasta tem desenvolvido o mesmo projeto na Escola de Governo do município, em anexo à Secretaria Municipal de Administração, para os infratores do trânsito.
“Desde o dia 15 de janeiro, todas as sextas-feiras, das 7h30 às 9h, é ministrada a palestra na Escola de Governo para os infratores do Código de Trânsito Brasileiro que solicitam a penalidade de advertência por escrito”, explicou.
Simultaneamente, a secretaria ainda desenvolve rondas preventivas do projeto Maria da Penha, fiscalização e orientação na área central da cidade.