Sorriso: Programa União Faz a Vida promove formação on line

Fonte: CENÁRIOMT

1 113

Em tempos marcados pelo distanciamento, a união promovida pela tecnologia tem sido fundamental em diversas frentes. Quando o assunto em pauta é educação, ela ganha contornos ainda mais relevantes. Pois é justamente com apoio da tecnologia que professores da rede municipal de educação vão, de maneira remota, aprender um tantinho mais sobre o Programa União Faz a Vida.

A iniciativa do Sicredi, viabilizada por meio de parceria com a Administração Municipal de Sorriso, via Secretaria de Educação e Cultura (Semec), trabalha o conceito do cooperativismo junto às crianças, com foco no tripé família + escola + comunidade.

Na segunda-feira (25), profissionais da educação passarão por formação sobre o Programa, totalmente on line. Das 8h30 às 11 horas, cerca de 500 profissionais que atuam com a Educação Infantil (tanto nos Cemeis quanto professores de Pré I e Pré II) devem estar conectados com os facilitadores Jussara Ceron, Ana Paula Malavolta e Silvio Munari, em torno do tema “De canto a canto: Conexões que o Programa União Faz a Vida (PUFV) constrói nas comunidades”.

Já no período da tarde, a formação é voltada aos cerca de 160 profissionais, divididos em dois grupos, que desenvolvem ações do PUFV nas Escolas Municipais Rui Barbosa e Valter Leite.  Das 13h às 15h, a facilitadora Jussara Ceron e os professores de Educação Infantil revisitarão as edificações da metodologia do PUFV na Educação Infantil.

[Continua depois da Publicidade]

Já das 15h às 17h, a facilitadora fará um reencontro pedagógico com a metodologia do PUFV junto aos profissionais que desenvolvem atividades do programa no Ensino Fundamental. “Participar do PUFV é uma oportunidade enriquecedora, que subsidia nossos profissionais com ferramentas para trabalhar os conceitos de empreendedorismo e solidariedade de forma prática, lúdica e divertida junto às crianças”, destaca a secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.

De acordo com dados de 2019, em Mato Grosso, o programa é desenvolvido por oito cooperativas em 27 municípios. Mais de 69 mil crianças e adolescentes são atendidos, orientados por mais 3,4 mil educadores de 258 escolas públicas e privadas, que juntas, contabilizam a realização de mais de dois mil projetos. São mais de 50 apoiadores. No país, está presente em 369 cidades atendendo 284,6 mil crianças. Ao todo, 24,9 mil educadores estão envolvidos em 1.908 escolas. Mais de 6,6 mil projetos foram realizados usando a metodologia do programa.