Inaugurado em Lucas do Rio Verde primeiro Centro de Triagem de Animais Silvestres de Mato Grosso

0
;
;
;
;
;
;
;

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (05) em Lucas do Rio Verde-MT, a inauguração do primeiro Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Mato Grosso. A data de inauguração foi escolhida, justamente, no dia em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

“O objetivo principal do Cetas é oferecer um local adequado para recuperação e destinação de animais silvestres. Depois de recuperados, esses animais serão devolvidos para a natureza. Então vale ressaltar que será um trabalho de grande relevância, tendo em vista que é o primeiro centro de tratamento de animais silvestres no estado de Mato Grosso”, comentou o Secretário de Agriculta e Meio Ambiente, Kairo de Oliveira.

Até então, a recuperação de animais silvestres que são resgatados estava sendo feita na sede da ONG Amibem. A entidade, sem fins lucrativos não consegue atender a toda demanda, porém, ao longo dos últimos anos vem prestando importante serviço ambiental.

O Cetas de Lucas do Rio Verde tem a capacidade para atender até 500 animais por ano. O espaço possibilitará ainda o desenvolvimento de pesquisas e aperfeiçoamento de técnico por meio de parcerias com as universidades e a implantação de programas de educação ambiental voltados para a proteção da fauna silvestre, com palestras, exposições e campanhas de conscientização sobre o comércio ilegal de animais.

A obra foi realizada por meio de parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), prefeitura municipal de Lucas do Rio Verde, Ministério Público (MPE), ONG Amibem e voluntários.

O Centro de Triagem foi construído em um espaço de 1 hectare, dividido entre área aberta e mata. A prefeitura de Lucas do Rio Verde doou o terreno e ficou responsável pelo acompanhamento das obras. A verba para a construção foi repassada pelo governo de Mato Grosso para o executivo municipal.


Amazonia 03 de Junho