Secretário de Saúde esclarece sobre surgimento de novos casos de Covid-19 em Lucas do Rio Verde

Pacientes estão curados e não apresentaram complicações durante o tratamento

Fonte: Cenário MT/ João Ricardo

covid em lucas

Procurado pela equipe de reportagem do CenárioMT, o Secretário de Saúde de Lucas do Rio Verde-MT, Rafael Bespalez, explicou sobre o surgimento de dois novos casos de Covid-19, o novo coronavírus, no município.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou ontem, 29, o surgimento de duas novas confirmações em Lucas do Rio Verde. De acordo Bespalez, os pacientes estão curados e não apresentaram nenhuma complicação no quadro clínico.

Questionado sobre o motivo da demora de apresentar os dados referentes aos dois novos casos, o Secretário explicou que: “Esses pacientes não procuraram tratamento do setor público de saúde, eles procuraram atendimento na rede particular. Fizeram coleta de exame em um laboratório particular não habilitado”, comentou.

A Secretaria municipal de saúde somente foi notificada pelo laboratório que realizou o exame, na segunda-feira, 27 de abril.

“Fizemos contato com a Secretaria de Estado de Saúde, que nos orientou que já tinha passado do prazo para fazer a contraprova. Então, tínhamos que enviar a documentação para o Laboratório Central do Estado (LACEN) em Cuiabá, onde eles fizeram uma análise documental e validação do exame feito no laboratório particular. O Lacen validou esses exames somente no dia 28 de abril (terça-feira)”, disse Bespalez.

“Esses dois pacientes estão curados. A investigação verificou que da data do início dos sintomas até a data de notificação para a Secretaria Municipal de Saúde sobre o resultado positivo do exame feito pelo laboratório particular, passou o período de ação do vírus. E segundo relato dos próprios pacientes, não tiveram complicações. Portanto, considera-se cura presumida da doença”, argumento.

Diante do surgimento dos novos casos, Rafael Bespalez, reforça os cuidados que a população deve tomar para evitar contaminação pelo novo coronavírus.

“Isso comprova que o vírus está em circulação como já tínhamos orientados há tempos. As ações de prevenção e controle continuam as mesmas, principalmente as medidas básicas de higiene pessoal, higiene dos ambientes de trabalho e casa, o distanciamento social e reforçamos que a partir do dia 1º de maio o uso obrigatório de máscaras. As máscaras são barreiras importantes para evitar a contaminação pelo vírus”, finalizou Bespalez.

A Secretaria municipal de saúde, assim como em qualquer outro caso, não divulgou dados pessoais dos pacientes.

Veja Também

Lucas do Rio Verde registra mais de 1.000 notificações de dengue nos primeiros três meses de 2020
DENGUE: Lucas do Rio Verde tem 163 casos positivos
Cadeia de Lucas do Rio Verde adere às visitas virtuais
Costureira faz máscara de tecido com preço acessível, em Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde registra a primeira morte por Covid-19 em MT

 

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.