Alunos aprendem matemática e outras disciplinas enquanto plantam árvores em escola pública de MT

Fonte: b

1 167
Foto: Secom-MT/ Assessoria

Alunos da Escola Estadual Paulo Freire, localizada no município de Primavera do Leste, a 231 km de Cuiabá, aprenderam matemática e outras áreas de conhecimento enquanto plantavam árvores. A dinâmica faz parte de projeto interdisciplinar que incentiva o plantio de árvores e, ao mesmo tempo, o aprendizado.

O projeto “Arborização de espécies do Cerrado e Frutíferas”, idealizado pelas professoras Valquíria Ramos Borges, de matemática, e Alexandra Cristina Andrade, de língua inglesa, foi concluído na terça-feira (8) e teve a participação de 240 alunos de todo ensino médio.

O projeto foi aplicado em duas etapas. A primeira consistiu no levantamento de dados matemáticos da área da escola e, nas disciplinas de línguas inglesa e portuguesa, dados científicos das mudas.

Em matemática, Valquíria trabalhou a distância entre as árvores, estimativa do tamanho da copa quando a árvore chegar à fase adulta, solidificando os estudos de área e medida.

[Continua depois da Publicidade]

Já na segunda etapa, os estudantes aprenderam sobre plantio das árvores e manutenção.

O projeto surgiu da preocupação das professoras quanto à ausência de árvores na instituição. A partir daí elas aproveitaram o conhecimento que ambas já possuem sobre o meio ambiente e criaram o projeto.

“Pensamos em quais plantas seriam plantadas, quais se adaptariam ao clima e de que forma as outras disciplinas também poderiam contribuir”, explica Alexandra.

Segundo a professora, o trabalho contou com a participação de todas as disciplinas. Em geografia, por exemplo, foi desenvolvido com os alunos um sistema de irrigação com garrafas pet, para manter a umidade do solo durante o período de estiagem.

Ao fim da segunda etapa, os alunos continuarão realizando a manutenção das plantas, mas agora com ajuda dos alunos do ensino fundamental.

“Os alunos do fundamental ficaram bastante empolgados e prontamente apresentaram sugestões para contribuir. É um trabalho mútuo, quanto mais ideias para ajudar, melhor ainda”, conta a professora.

O projeto visa, além de mostrar aos alunos os benefícios da arborização para a escola, a valorização do meio ambiente.

“Cuidar da natureza não traz benefício apenas para o indivíduo, mas para todo coletivo”, destacou a professora.