CIB realiza 1ª reunião ordinária do ano em Cuiabá

Encontro é fundamental para dar direcionamentos da assistência social em 2019

0

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizou nesta sexta-feira (15) a primeira reunião ordinária de 2019. Coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), o encontro reúne, gestores e técnicos municipais de assistência social do Estado, para discutir políticas públicas e planejar ações de assistência social, bem como pactuar agendas de execução para este ano.

Dentre as pautas discutidas em reunião estão o regimento interno e calendário da CIB, organograma do Ministério da Cidadania, os relatórios do Pacto de Aprimoramento e Anual 2018, Plano Estadual de Assistência Social/ Status de Execução, Balanço dos Planos Municipais de Assistência Social, entre outros.

A secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, salientou a importância dos encontros para a realização das pactuações durante o ano. “Esta primeira reunião da CIB é o momento certo de articulação política, em que os municípios trazem seus anseios e se tornam pautas, podendo ser discutidos e avaliados entre todos”.

A titular da pasta ainda lembrou que o encontro só foi possível devido à celeridade e compromisso do Governo do Estado com as ações da Assistência Social. “Vale ressaltar que a gestão do governador Mauro Mendes, também com articulação da primeira-dama, Virginia Mendes, refletiu para que o evento pudesse ocorrer de forma rápida, ainda no início deste ano”, destacou Rosamaria Carvalho.

O secretário adjunto de Assistência Social da Setasc, Aguinaldo Garrido, também destacou o primeiro encontro como fundamental. “Escutar as necessidades das gestoras e gestores municipais de assistência social é o nosso objetivo. A CIB é esse espaço democrático, para debates e diálogos. Agradecemos pela demonstração a essa nova vontade política do Governo do Estado, em garantir que assistência social seja prioridade e um direito de todos”, disse.