Procon-MT alerta sobre golpes no cartão bancário durante carnaval

Criminosos aproveitam período festivo e locais aglomerados para roubar senha e fazer a troca de cartões ou cobrar em duplicidade.

Fonte: Redação CenárioMT

procon mt alerta sobre golpes no cartao bancario durante carnaval 5c783e5298857

Com a proximidade do carnaval, a Secretaria Adjunta de Proteção dos Direitos dos Consumidores (Procon-MT) alerta os foliões para a prática de golpes em locais de grande aglomeração de pessoas durante o uso de cartões de banco.

Por ser mais prático, cartões de débito e crédito hoje são preferência dos usuários, que não querem andar com dinheiro justamente para evitar furtos. Porém, alguns golpistas já têm novas maneiras de enganar o consumidor. Enquanto efetuam o pagamento, esses criminosos se aproveitam da distração da vítima para captar a senha digitada e fazer a troca do cartão por outro similiar.

Normalmente a substituição só é percebida horas depois ou quando a quadrilha tenta utilizar o cartão. Para alertar sobre essas ações criminosas, o Estado reforça a orientação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) sobre novas modalidades de furto.

A superintendente do Procon estadual, Gisela Simona, orienta a população para estar sempre atenta ao seu cartão, verificando os dados corretos, como o nome e a bandeira quando efetuar qualquer tipo de operação, especialmente em locais públicos de grande movimentação.

[Continua depois da Publicidade]

“É um direito do consumidor ter todas as informações corretas da compra, por isso, verifique na tela do equipamento de transação financeira o valor correto do produto ou serviço, caso esteja diferente, peça para o vendedor corrigir para depois continuar com a operação”.

Outro detalhe importante, segundo ela, é verificar o recibo emitido pela maquininha. Se algo estiver errado, deve-se exigir o estorno da operação imediatamente.

Golpes frequentes durante festas de carnaval:

Troca de cartão

Uma das mais praticadas recentemente, quando algum vendedor ambulante mal-intencionado se aproveita da distração do comprador para ver qual é a senha digitada e trocar o cartão da vítima por outro similar.

Dupla operação de valor

Também tem sido nesta época do ano o golpe da dupla operação ou do valor errado. Nele, o malfeitor finge que o cartão não passou na maquininha e alega um problema qualquer do aparelho. Em seguida, ele pega outro equipamento e cobra novamente o valor. O prejuízo só é percebido quando a vítima olha o extrato do banco.

Valor errado

Além disso, os criminosos podem inserir um valor acima do correto, como inserir um zero a mais, transformando uma operação de R$ 10,00 em uma de R$ 100,00, por exemplo, ficando o consumidor como prejuízo.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.