9 dicas para melhores resultados no treino de musculação

0

Muitos praticantes de musculação treinam com diversos objetivos, que vão de ganho de massa muscular a emagrecimento.

Porém, para alcançar as metas é necessário treinar de maneira intensa e inteligente para poder ter um trabalho mais completo e estimular de maneira satisfatória todos os grupamentos musculares.

Sem embargo, muitos erros são cometidos e algumas pessoas terminam se desestimulando e desacreditando de atingir seu objetivo.

Dessa forma, listamos 8 dicas para obter melhores resultados na academia e conseguir conquistar o físico desejado.

1. Treine de maneira intensa

Para conquistar músculos mais fortes e volumosos, assim como manter massa muscular no período que se pretende diminuir o percentual de gordura, é necessário levar a sério o treino de musculação.

Somente com um estímulo, o organismo é capaz de se adaptar e gerar as mudanças tão sonhadas no físico das pessoas.

2. Tente sempre progredir a carga de treinamento

O corpo se adapta rapidamente aos estímulos aos quais é exposto em busca da homeostase.

Sendo assim, caso continue com o mesmo treino sem mudanças, haverá estagnação e os resultados do treinamento serão diminuídos.

Dessa forma, é sempre importante estar tentando aumentar o nível de dificuldade no treino, seja aumentando a carga, ou efetuando uma ou duas repetições a mais do que se está acostumado.

Assim, progredindo a carga de treinamento é possível intensificar os estímulos do treinamento e conseguir melhores resultados na musculação.

3. Não sacrifique a técnica

Tentar aumentar a carga é importante para atingir melhores resultados, porém a boa execução dos exercícios não pode ser deixada em segundo plano.

Além de diminuir a eficácia do treino, efetuar de maneira constante repetições “roubando” pode levar ao aumento de risco de lesões, o que contribui negativamente para a qualidade de vida do praticante.

4. Não faça estimativas irreais

Todos que treina pesado querem progredir de maneira a conseguir a mudança tão sonhada no físico.

O problema é que muitos acreditam que vão conseguir ganhar 10 kg de massa muscular em poucas semanas ou atingir 6% de bf (percentual de gordura) do dia para noite.

Sendo assim, por estipularem metas que são impossíveis de cumprir em um espaço de tempo muito pequeno, alguns praticantes de musculação ficam frustrados e podem até desistir, achando que é impossível conquistar o físico que tanto almejam.

Portanto, uma das qualidades que todos que treinam devem ter para não se desmotivar é paciência.

O resultado almejado é construído dia após dia, com muito suor e disciplina.

Dessa forma, para não se desestimular com a musculação, projete resultados mais plausíveis.

5. Cuidado para não se exceder no treino

Treinar pesado e tentar ultrapassar os limites são maneiras de progredir, porém tem de ser de forma planejada e respeitando a individualidade biológica de cada um.

É necessário não cometer exageros com treinos excessivamente volumosos e intensos, pois há risco de overtraining, podendo levar à queda do rendimento e aumento do risco de lesões.

6. Dê a devida importância à dieta

O treino é importante, pois o estímulo necessário para o ganho de força e massa muscular vem dele.

A dieta é muitas vezes negligenciada, o que é um erro, já que dela são extraídos os nutrientes e calorias necessários para a síntese de proteínas.

Levar a sério a dieta é importante para quem busca hipertrofia e também para quem busca manter massa magra no processo de emagrecimento.

Então, de nada adianta treinar intensamente se a dieta não está de acordo com os objetivos, pois sem ela, torna-se muito difícil alcançar os resultados desejados. ´

7. Suplementos ajudam, mas precisa cautela no consumo

Vale a pena utilizar suplementos alimentares como whey protein, creatina, BCAA, glutamina, albumina e também os suplementos para emagrecer como os termogênicos. Todos eles podem entrar como um complemento e ajudar nos resultados, mas seu consumo deve ser indicado por um nutricionista, assim você irá saber para que eles servem, como tomar, benefícios e quantidade recomendada para não sofrer efeitos colaterais.

8. O descanso adequado é essencial

O processo de supercompensação responsável pelas adaptações no organismo, que geram ganho de massa muscular e perda de gordura, acontece durante o período de recuperação.

Dessa forma, é importante um descanso adequado para poder obter os resultados desejados.

Um sono de qualidade garante a síntese de hormônios muito importantes para a hipertrofia e emagrecimento, como a testosterona e o GH. Por isso, recomendam-se de 6 a 8 horas de sono todos os dias.

9. Consulte um profissional da área

Muita gente “por falta de tempo” acaba fazendo exercícios em casa e se alimentando inadequadamente, mas para poder obter resultados mais efetivos e sem colocar em risco a saúde é necessário contar com o acompanhamento de um profissional de Educação Física na prescrição e orientação no treinamento.

Um nutricionista também é importante para o planejamento e montagem da dieta adequada para atender as necessidades nutricionais e calóricas, auxiliando na conquista dos objetivos dos praticantes de musculação.

Concluindo

Conseguir bons resultados na musculação requer muita disciplina, dedicação e força de vontade.

Além disso, é importante planejar e executar de maneira correta o treinamento, seguir uma dieta adequada para obter os nutrientes e calorias de acordo com o objetivo, assim como respeitar o processo de recuperação.

O acompanhamento profissional é essencial para poder contar com uma prescrição correta dos treinos e para montar uma dieta de acordo com as necessidades e objetivos de cada pessoa.

Bons treinos!

Fonte: Treino Mestre