Escola de Governo capacita facilitadores

Escola de Governo capacita facilitadores

0

A Superintendência da Escola de Governo da Secretaria de Gestão (Seges-MT) capacitou facilitadores para que eles possam utilizar na sala de aula técnicas que melhorem o aprendizado dos alunos.  O curso “Metodologias e abordagens inovadoras” foi oferecido para 30 servidores nos dias 8 e 9 de novembro.

A capacitação inclui conhecimentos sobre andragogia – educação voltada para o adulto, estudos de caso, metodologias inovadoras, aprendizagem por observação e técnicas de perguntas, sala de aula invertida, design thinking, entre outros, contou uma das instrutoras do curso, Cristiane Benvenuto.

--
-Continua depois da publicidade ©-
--

“Desenvolvemos a oficina com o olhar de ensinar tudo que pode ser utilizado para inovar em sala de aula. A partir de agora este curso entra para o portfólio da Escola de Governo”, explica Benvenuto.

As aulas foram ministradas também por Josiane Gimenez, responsável pelo Programa de Coaching da Escola de Governo, e pela servidora da Secretaria de Planejamento (Seplan), Silbene Bueno Silva, lecionando sobre ferramentas digitais.


-Continua depois da publicidade ©-

A servidora da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Alcedina Tereza Alves, é uma das facilitadoras que participou do curso e avaliou a iniciativa como reflexo do cuidado que a Escola de Governo tem com a qualidade dos cursos oferecidos.

“Foi uma oportunidade ímpar de aprimoramento, de nos sentirmos mais seguros em sala de aula, e de fortalecimento da parceria que temos de ensinar e aprender dentro da Escola de Governo. Despertou também a vontade de buscar novos métodos e aprender mais”, ressalta.

Os facilitadores são servidores do quadro do Governo do Estado especialistas em temas importantes para o serviço público, que de forma voluntária, ministram cursos na Escola de Governo e ajudam a propagar conhecimento e boas práticas.

Missão de profissionalizar

Conforme a superintendente da Escola de Governo, Débora Gagini, o curso é importante para alinhar as estratégias da Escola de Governo com os facilitadores, para promover o aperfeiçoamento dos facilitadores garantindo um quadro de qualidade, e assim, cumprir a grande missão de profissionalizar a gestão pública.

“A proposta é que todos os facilitadores tenham esse primeiro momento antes de ministrar os cursos para os servidores públicos. Já estão sendo programadas as próximas turmas para dezembro e janeiro, período de planejamento das capacitações da Escola de Governo”, conta.