Neuromarketing: especialista explica o que é e como funciona

Fonte: MF Press

JENNIFER1
Você conhece o Neuromarketing? Mesmo que ainda não saiba a definição exata, com certeza já foi influenciado por ele. A Pós Graduada com MBA em Marketing e Negócios Interativos, Jennifer de Paula explicou que esse campo estuda o comportamento do consumidor a partir das lógicas de consumo. A estratégia está em entender os desejos, impulsos e motivações que levam as pessoas a escolherem determinado produto ou serviço.

Jennifer explicou que o neuromarketing traz inúmeras vantagens para um negócio. “Ele pode melhorar a tomada de decisões, já que ele entende os anseios do cliente; potencializa resultados; possibilita a criação de produtos personalizados e ainda aprimora cada experiência. Não tem como ignorar estratégias como essas”, disse.

A especialista contou que existem algumas técnicas que podem ser usadas para colocar os conceitos do neuromarketing em prática.

Storytelling – É, resumidamente, utilizar-se de histórias. “Através de narrativas conseguimos tocar o emocional de quem nos compra”, afirmou.

[Continua depois da Publicidade]

Gatilhos mentais – Segundo De Paula, essa é uma técnica para influenciar nas decisões de compra. “O gatilho da esperança chama a atenção do consumidor, trazendo soluções para problemas frequentes como aumentar o lucro de sua empresa. Já o gatilho do medo prende a atenção pelo receio que seu investimento dê errado e da empresa falir por inúmeros motivos.”

Além desses, conforme Jennifer, também existem os gatilhos da escassez, urgência, autoridade, reciprocidade, prova social, antecipação, novidade e simplicidade, por exemplo.

Sobre Jennifer de Paula

Jennifer de Paula é Pós Graduada com MBA em Marketing e Negócios Interativos, diretora de marketing e gestão da MF Press Global, uma agência de comunicação internacional. Responsável por gestão de mídias sociais, carreira, posicionamento de marca, comunicação integrada e construção de autoridade no mercado de profissionais que somam milhões de seguidores nas redes sociais. A especialista é referência no que diz respeito às principais atualizações do mundo digital.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.