Não deixe rastros! Confira como excluir o histórico de pesquisa nas redes sociais

Siga o passo a passo e aprenda como excluir os registros de buscas no Facebook, no Instagram, no Youtube e também no Google

Fonte: Redação

MAISQ 1
Foto: Pixabay

Uma das questões que mais preocupa os usuários que navegam na Internet é, sem dúvida, a privacidade. Nossos sentimentos sobre isso se devem ao nosso medo da coleta que eles fazem de nossos dados.

Excluir os históricos de pesquisa nas redes sociais ajuda a manter em sigilo do que é feito no perfil. Siga o tutorial para celulares com sistema operacional Android e tenha um pouco mais de privacidade no Facebook, Instagram, Youtube e também no Google.

Atualmente, pouco mais da metade dos usuários aceita cookies como naturais.

Como apagar o histórico de pesquisa do Facebook

Ao entrar na rede social pelo celular, toque na barra de pesquisa no topo da tela.

[Continua depois da Publicidade]

Na página seguinte, irá aparecer os resultados de buscas mais recentes e um ícone no canto superior direito escrito editar

Em registro de atividades, aparecerá os perfis buscados e as datas de cada. Para eliminar o histórico, toque em limpar pesquisas. Assim, todo o histórico será excluído e os itens apagados não aparecerão como sugestões da plataforma.

Como apagar o histórico de pesquisa do Instagram

Abra o perfil no Instagram pelo aplicativo. Em seguida, toque nas três barrinhas no canto superior direito da tela e procure pelo item configurações e depois por histórico de pesquisa

Na página exibida na sequência, clique em limpar histórico de pesquisa, confirme a ação e exclua do aplicativo

Como apagar o histórico de pesquisa do YouTube

Ao entrar no aplicativo de vídeo, clique na sua foto do perfil no canto superior direito da tela

Em configurações, toque em histórico e privacidade e depois em limpar histórico de pesquisa

Ao confirmar que deseja excluir o histórico de pesquisas, o YouTube informa que os itens serão eliminados de todos os dispositivos logados e as sugestões serão redefinidas

Como apagar o histórico de pesquisa do Google

Abra o navegador do site de buscas e clique nas três barrinhas no canto direito inferior da tela. Ao abrir a página do seu perfil, toque em configurações

Na página de configurações, escolha a opção contas e privacidade e toque em minhas atividades

O próximo passo é tocar nos três pontos no canto superior da tela e depois em excluir atividade por. Na tela seguinte, determine qual o período de pesquisa que deve ser excluído. São quatro opções: ontem, últimos sete dias, últimos 30 dias ou todo o período.

[Continua depois da Publicidade]

Como apagar o histórico de pesquisa do Twitter

1 – Abra o aplicativo do Twitter que está disponível para Android e iOS;

2 – Clique no símbolo da lupa no final da tela;

3 – Em seguida, selecione o campo de buscas da rede social;

4 – Toque sobre o símbolo do X no canto da tela;

5 – Confirme a ação selecionando “Apagar”.

Como proteger sua privacidade ao navegar

A primeira coisa que temos que fazer é manter nossos computadores atualizados e com um bom antivírus. Ao navegar na Internet, não queremos que eles coletem informações nossas através de keyloggers, cavalos de Tróia e outros tipos de malware. Simplesmente baixando um anexo de um e-mail ou site, podemos colocar nosso computador em risco se não o tivermos suficientemente protegido.

Muitos usuários sobre privacidade pensam que ela está sendo cada vez mais violada por empresas, ISPs e governos. A forma que eles usam para proteger o anonimato é o uso de uma VPN. Graças a isso, é como se nossas informações viajassem protegidas através de um túnel a salvo de cibercriminosos e outros atores. A maneira como protege as informações é através da criptografia de comunicações entre o servidor VPN e o cliente.

Também é necessário tentar apenas fornecer as informações estritamente necessárias em redes públicas, como fóruns ou redes sociais. Pense que um dia você pode se arrepender e talvez mais tarde excluir todo o conteúdo publicado seja complicado. Por outro lado, uma boa prática nas redes sociais é ter um perfil privado para que apenas aqueles que queremos possam acessá-lo.

Por outro lado, quando vamos nos registrar em uma plataforma ou serviço, devemos revisar a política de privacidade e seus termos e condições. Isso determinará como eles podem usar nossos dados.

Então também o mecanismo de pesquisa que usamos para realizar nossas pesquisas também influencia nossa privacidade. Uma boa ideia pode ser usar um mecanismo de pesquisa orientado ao anonimato que facilite a pesquisa privada e bloqueie rastreadores como DuckDuckGo.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.