Rosácea: dermatologista explica sintomas e tratamento da doença

Fonte:

1a3be1a5 c1d7 4485 87ed ab2ae5bc1ac4

1a3be1a5 c1d7 4485 87ed ab2ae5bc1ac4

Você já ouviu falar na doença dermatológica que deixa ele com um “blush” natural? Muito mais do que isso, a rosácea é uma doença crônica muito comum no Brasil. Ela afeta a pele e é importante que o problema seja identificado o quanto antes para fazer com que ele seja tratado e controlado.

Conforme o médico dermatologista Gustavo Martins, dependendo de sua forma, a rosácea pode ser caracterizada por um vermelhão da pele, sensação de calor mais ameno ou ondas intensas de calor, além isso, pode ocorrer um aumento dos pequenos vasos no local afetado.

Um outro detalhe revelado pelo dermatologista, é que a rosácea não atinge apenas a face, embora seja o lugar mais comum. “Outras áreas podem ser acometidas, como o V do decote ou manifestação nos olhos”, contou.

[Continua depois da Publicidade]

Ainda segundo Gustavo, a doença acomete em maioria os adultos jovens. Um outro detalhe é que as mulheres são mais suscetíveis a desenvolver a doença do que os homens.

O tratamento está intimamente atrelado à forma clínica da rosácea. Em casos mais brandos, rotinas de tratamento para a pele, com produtos de skincare, já é um bom protocolo. Já outros pacientes vão precisar dos chamados tratamentos sistêmicos, que envolvem remédios via oral.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.