Dos 39 mil alimentos e bebidas embalados lançados no Brasil entre novembro de 2020 e novembro de 2024, 62% são ultraprocessados e apenas 18,4% são *in natura* ou minimamente processados. Os dados integram o primeiro relatório do projeto “Monitoramento da rotulagem de alimentos no Brasil”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP).
A iniciativa tem como objetivo acompanhar o perfil nutricional de produtos alimentícios, subsidiando políticas públicas de alimentação adequada e saudável. A avaliação dos rótulos levou em conta a classificação Nova, adotada pelo Guia Alimentar para a População Brasileira.
METODOLOGIA E COMPROMISSO GOVERNAMENTAL
Uma pesquisadora apresentou a análise realizada pela USP, que utilizou dados da Empresa Mintel e informações obtidas diretamente da indústria, monitorando novos produtos, mudanças de tamanho, sabores e embalagens. A coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição da pasta ressaltou que “Investir na produção e na atualização de evidências científicas para subsidiar o aprimoramento das políticas públicas […] é um compromisso do Ministério da Saúde expresso na Política Nacional de Alimentação e Nutrição”.
SUCESSO NA RESTRIÇÃO DE GORDURAS TRANS
No âmbito do projeto, um pesquisador da Universidade Federal de Juiz de Fora apresentou resultados positivos do monitoramento quantitativo de teores de gorduras trans em óleos vegetais refinados e alimentos processados. Os resultados demonstraram que as gorduras trans não foram detectadas nas amostras, reforçando que a implementação das medidas de restrição de uso dessas gorduras industriais tem sido realizada com sucesso.
Uma consultora da Opas destacou que o Brasil é um dos países da região das Américas que mais tem avançado na restrição da gordura trans. A gerente-geral de Alimentos da Anvisa complementou que monitorar os impactos dessa regulação é essencial para garantir que os objetivos de proteção à saúde pública sejam alcançados.
Avanços Necessários No Monitoramento
Outra pesquisadora do Nupens/USP apresentou o segundo relatório do projeto, identificando uma redução na quantidade de gorduras trans. No entanto, o relatório aponta que é necessário avançar no monitoramento da legislação, pois ainda há declaração desse ingrediente nos rótulos de alguns alimentos no Brasil.
O projeto está em desenvolvimento e prevê a entrega de mais quatro relatórios até agosto de 2026.
NORMAS DE ROTULAGEM NUTRICIONAL FRONTAL
A partir deste mês de outubro, todos os produtos que atenderem aos critérios da norma RDC nº 429/2020 têm que apresentar obrigatoriamente a rotulagem nutricional frontal. As normas de rotulagem integram as políticas públicas de alimentação e têm a função de orientar os consumidores a partir de informações de fácil acesso nos rótulos.
O que é a classificação nova?
A Classificação Nova é um método que identifica os atributos dos alimentos de acordo com o nível de processamento industrial ao qual foram submetidos. São quatro tipos:
- Alimentos *in natura* ou minimamente processados;
- Ingredientes culinários processados;
- Alimentos processados;
- Alimentos ultraprocessados.
















