Mulher empreendedora: Como a motivação pode ‘driblar’ a dupla jornada de trabalho

Fonte: MF Press

Dra. Patricia Santiago 04
Dra. Patrícia Santiago (MF Press Global)

No dia 8 de Março é comemorado o Dia da Mulher, uma data usada para homenagear e reconhecer as conquistas femininas, destacar os desafios da jornada e promover a igualdade de gênero. Um dos grandes desafios para mulheres que buscam empreender é a chamada “dupla jornada de trabalho”, que trata da conciliação entre atividades profissionais e tarefas domésticas.

De acordo com a Dra. Patrícia Santiago, mulher negra, mãe, médica e empresária, a  dupla jornada é um grande desafio, mas que é possível superar com persistência e motivação.

A dupla jornada é uma realidade, principalmente para as mulheres e principalmente para as mulheres empreendedoras que precisam, muitas vezes, se dedicar à empresa, ter um emprego-base e ser responsável por tarefas domésticas, o que é um desafio, mas dentro de uma jornada empreendedora enfrenta-se diversos desafios diariamente, cabe à mulher definir como vai lidar com isso”.

Uma história de superação

[Continua depois da Publicidade]

Dra. Patrícia Santiago tem origens muito humildes, nascida no interior do Amazonas, cresceu com seus irmãos sendo cuidada pela sua mãe, uma professora e mãe-solo, responsável pelo sustento de toda a família. Patricia se dedicou a contribuir com as despesas desde cedo, trabalhando em vendas, com alfabetização e até mesmo em funerárias.

Com todo o seu esforço, conseguiu entrar na faculdade de medicina e formar-se em 2013, desde então passou a trabalhar com atendimento médico no interior do Amazonas, chegando a ser diretora de um hospital em Manaus. Atualmente a Dra. Patrícia é proprietária de duas clínicas médicas, a STO – Serviço de Tratamento da Obesidade e a Evie by STO. Durante toda a sua jornada precisou dedicar-se às tarefas domésticas e à contribuição com o sustento da família em paralelo ao empreendedorismo.

Como superar os desafios sendo uma mulher empreendedora?

De acordo com a Dra. Patrícia Santiago, é possível superar as barreiras da jornada empreendedora, inclusive a dupla jornada, tendo organização e persistência.

Empreender nunca é uma tarefa fácil, para homens, mulheres, jovens, desempregados, pais, etc., cada um enfrenta seus próprios desafios, que não podem ser motivo para desistir, ou seja, o grande segredo é manter a consistência e persistir, nunca deixando as primeiras barreiras te impedirem de seguir em frente”.

Agora, falando especificamente da dupla jornada, eu, que durante toda a minha vida precisei me dedicar a tarefas fora do empreendedorismo, como ajudar a minha mãe no sustento da família, cuidar dos filhos, da casa, ter outros empregos, etc., sei o quanto é importante ter uma boa organização de tempo e de priorização de tarefas, isso te ajuda a dispor melhor suas tarefas no seu dia”, explica Dra. Patrícia Santiago.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.