Franquias: Pontos positivos e negativos para investir no formato

O mercado de franquias cresceu bastante nos últimos anos e trouxe diversas oportunidades para empreendedores, mas é preciso saber usar bem o formato, explica o mentor empresarial e especialista em neurolinguística, Guga Medeiros

Fonte: MF Press Global

image 2 1

As franquias são um modelo de negócio onde uma empresa, que possui uma marca forte, concede a terceiros o direito de utilizar sua marca e replicar seu modelo de negócio pelo pagamento de royalties.

Esse modelo cresceu bastante nos últimos anos, oferecendo grandes oportunidades para empreender. Mas para obter bons resultados, é fundamental tomar alguns cuidados, explica o mentor empresarial e especialista em neurolinguística, Guga Medeiros.

Ter uma franquia ajuda a impulsionar o seu negócio com uma marca já consolidada no mercado, traz um bom suporte, etc., mas é preciso ter conhecimento de empreendedorismo para ‘tocar o negócio’. Tomar alguns cuidados como pesquisa de mercado e análise do contrato ajuda a dar mais suporte ao negócio”, explica.

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

Principais pontos positivos de investir em franquias:

01 –  Modelo de negócio testado: As franquias oferecem um modelo de negócio que já foi testado e comprovado, reduzindo o risco de falha;

02 –  Suporte: Os franqueadores geralmente fornecem suporte, como treinamento, marketing e assistência operacional;

03 – Reconhecimento da marca: Muitas franquias já possuem um forte reconhecimento de marca no mercado, o que ajuda a atrair mais clientes;

Principais pontos negativos de investir em franquias:

01 –  Custos iniciais: O investimento inicial em uma franquia tende a ser alto, incluindo taxas de franquia, custos de equipamento e despesas operacionais;

02 –  Restrições contratuais: Os franqueados devem seguir os termos do contrato de franquia, o que pode incluir restrições sobre produtos, fornecedores e operações;

03 – Falta de controle total: Os franqueados têm menos autonomia do que os proprietários independentes, pois devem seguir os padrões e políticas estabelecidos pelo franqueador.

Franquias para clínicas

De acordo com Guga Medeiros, um dos tipos de negócio que mais pode se beneficiar do modelo de franquias são as clínicas.

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

As clínicas, sejam elas médicas, estéticas, odontológicas, etc., têm grandes benefícios com franquias, pois seus clientes buscam locais mais renomados e bem colocados no mercado para evitar problemas futuros”.

Toda essa confiança do cliente na qualificação e segurança da clínica pode ser bastante difícil e demorado de se conseguir iniciando um negócio do zero, por isso, abrir uma franquia já lhe coloca alguns passos à frente em relação aos clientes”, explica.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.