Comunicação: O segredo das grandes líderes de sucesso

Ser um líder exige muitas habilidades, mas uma delas se destaca: a comunicação, afirma a terapeuta e treinadora comportamental Simone Resende

Fonte:

image 66
© Divulgação/Freepik

Os cargos de liderança trazem consigo mais responsabilidades e uma maior necessidade de aprimoramento, afinal, toda uma equipe estará sob a sua orientação. Por isso, ser um líder é muito mais do que apenas um cargo, é um conjunto de habilidades que permitem ter uma visão mais ampla de uma situação e direcionar sua equipe para resolvê-la.

Mas de acordo com a terapeuta, empresária e treinadora comportamental, Simone Resende, existe uma habilidade que se destaca, a comunicação.

A comunicação é essencial para líderes porque ajuda a transmitir com clareza e assertividade as orientações à equipe. De nada adianta desenvolver várias habilidades que ajudam a ter um poder de análise se não conseguir transmitir isso corretamente à equipe”.

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

Líderes que se comunicam bem explicam suas idéias claramente, escutam seus colegas e adaptam sua maneira de falar para diferentes pessoas”, explica.

Como desenvolver uma boa comunicação?

Existem pessoas que possuem uma grande capacidade de comunicação de forma natural, já outras têm mais dificuldade.

No entanto, é possível desenvolvê-la com alguns cuidados, explica Simone Resende.

Desenvolver uma boa comunicação é possível, mas para isso é preciso treinar diariamente para reforçar esses conhecimentos. Primeiro, para falar bem, é preciso ouvir bem. 

Preste muita atenção no que os outros têm a dizer para conseguir formular melhor suas ideias com base nisso”.

Evite falar muito e transmitir pouco, fale de maneira clara e concisa, evitando jargões complicados. Outro ponto muito importante é saber com quem você está falando, cada público exige uma forma diferente de falar, adapte seu estilo de comunicação para diferentes públicos e situações”, explica Simone Resende.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.