CNH renovada em 30 dias e insulfilm com novo percentual: entenda as mudanças na lei de trânsito

Fonte: REDAÇÃO

Iniciativa promove inclusão e acesso à habilitação
Iniciativa promove inclusão e acesso à habilitação © Marcello Casal JrAgência Brasil

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por algumas mudanças importantes em 2023, incluindo alterações na CNH e no uso de insulfilm.

Em relação à CNH, o prazo de renovação volta a ser de 30 dias após o vencimento. Além disso, o tempo de validade do documento passou a ser de 10 anos para condutores de até 49 anos, 5 anos para condutores de 50 a 69 anos e 3 anos para condutores com 70 anos ou mais.

Em relação ao insulfilm, o percentual mínimo de luz exigido para atravessar a película passou de 75% para 70%, independentemente da cor do material. Além disso, está proibido manter películas que estejam com bolhas.

CNH

A renovação da CNH volta a ser de 30 dias após o vencimento. A prorrogação excepcional dos prazos foi feita logo no início da quarentena, em 2020.

[Continua depois da Publicidade]

Outra coisa que mudou foi o tempo de validade da CNH com base na idade do condutor. Dessa forma, condutores de até 49 anos tem o documento válido por 10 anos. Já quem está na faixa dos 50 a 69 anos, precisa renovar a CNH em apenas 5 anos. Além disso, o prazo para motoristas com 70 anos ou mais é de 3 anos.

Insulfilm

O percentual mínimo de luz exigido para atravessar a película passou de 75% para 70%, independentemente da cor do material. A regra serve para as principais áreas que fazem parte da visão do motorista. Como, por exemplo, o para-brisas. Já no caso dos vidros traseiros, o mínimo permitido continua de 28%.

Além disso, está proibido manter películas que estejam com bolhas.

Essas são as principais mudanças na lei de trânsito que impactam os motoristas. É importante ficar atento às alterações para evitar multas e outras penalidades.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.