A atividade solar aumentou acentuadamente: o que esperar nos próximos meses

Fonte: CenárioMT

atividade solar
atividade solar

Nos últimos meses, o Sol “acordou” de forma visível. O número de erupções e tempestades solares aumentou 70% — um crescimento tão acentuado que foi registrado por cientistas desde maio de 2025. Atualmente, o nível de atividade da estrela retornou aos indicadores do início de 2024, e o aumento continua.

Segundo os cientistas, um segundo pico de atividade solar é possível antes do final de 2025 ou no início de 2026. Essa previsão é baseada no comportamento do Sol nos dois últimos ciclos, quando foram observados dois picos acentuados de atividade com um intervalo de 1,5 a 2 anos.

Este cenário é corroborado pela experiência do ano passado, que começou com um Sol calmo, mas terminou com fortes tempestades magnéticas. Ao mesmo tempo, alguns especialistas estão cautelosos, observando que o crescimento atual pode ter começado com uma atividade de base muito baixa no inverno de 2025, o que pode exagerar a real escala do fenômeno.

O que o próximo trimestre reserva?

Os próximos meses mostrarão se podemos esperar um segundo pico na atividade solar. Cientistas estão monitorando de perto os indicadores que determinarão se o número de erupções e tempestades magnéticas continuará a aumentar.

Pessoas sensíveis às condições climáticas devem estar preparadas para possíveis tempestades geomagnéticas, que podem afetar seu bem-estar.

Foi relatado anteriormente que tempestades magnéticas cobririam a Terra no fim de semana: o que aconteceu no Sol.